Dados do Trabalho


Título

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE CAPTAÇÃO DE CORAÇÃO E PULMÃO NO NÚCLEO DE TRANSPLANTES DO InCor-HCFMUSP

Introdução

O número de transplantes de coração e pulmão tem crescido. Neste contexto, a atuação de enfermeiros treinados, sob supervisão médica, pode contribuir para aumentar o número de transplantes destes órgãos.

Material e Método

Descrever as atribuições do enfermeiro no processo de captação de coração e pulmão no InCor e demonstrar a importância de sua atuação no aumento do número de transplantes realizados pela instituição a partir de agosto de 2013.

Resultados

Ao receber a notificação da CNCDOSP o enfermeiro entra em contato com a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos e hospital de origem, assim como possibilidade de realização de exames adicionais quando necessários. A avaliação em um raio de 50Km da Instituição, também é realizada iniciando a manutenção do doador, sob supervisão da equipe médica do InCor e a equipe responsável pelo doador, a manutenção é baseada nas normas da AMIB, com o objetivo de diminuir os efeitos deletérios processo de morte encefálica. Efetivando o aceite do órgão, o enfermeiro, realiza o processo de logística da captação. Nos últimos 5 anos, desde o início da atuação da equipe de enfermeiros no Núcleo de Transplantes do InCor, foram utilizados 255 corações adulto, 100 corações infantis e 189 pulmões. Nos 5 anos anteriores foram utilizados 119 corações adulto, 65 corações infantil e 123 pulmões. Um aumento de 116,8% nos corações adultos, 53,8% nos corações infantis e 53,6% nos pulmões.

Discussão e Conclusões

A iniciativa de organizar e formar um grupo de enfermeiros para trabalhar especificamente com captação de coração e pulmão é pioneira no país e tem mostrado resultados muito positivos. Tal fato pode contribuir para melhorar o cenário de transplantes no Brasil

Palavras Chave

Enfermagem, transplante

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Instituto do Coração - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Maria Peixoto Cardoso Duque, Marcia Regina Bueno Freire Barbosa, Juliana Maria Anhaia Sousa, Audrey Rose Silveira Amancio Paulo, Luciana Akutsu Ohe, Ana Paula Chaves