Dados do Trabalho


Título

OFICINA DE MITOS E VERDADES DA LIGA DE TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS DO HOSPITAL DOM VICENTE SCHERER

Introdução

Percebe-se que sociedade no geral não tem um conhecimento correto sobre o tema “doação e transplante de órgãos”. Logo, muitos mitos surgiram ao longo dos anos, desestimulando a doação de órgãos. Além disso, os próprios estudantes e profissionais da área da saúde não possuem o conhecimento desmistificar esse assunto. Assim, a Liga de Transplante de Órgãos do HDVS criou uma oficina para preparar os estudantes da área da saúde, para que tenham um conhecimento básico sobre esse processo e para que saibam responder às principais dúvidas da população.

Material e Método

Essa é uma atividade no Power Point. Funciona como um "quiz", em que cada participante, na sua vez, escolhe um número e este número é direcionado para um vídeo em que um “ator” relata um caso e pergunta algo sobre a doação e transplante de órgãos. Essas perguntas foram coletadas em eventos de extensão, sendo consideradas muito prevalentes. O participante, junto com os outros, deve tentar responder à pergunta e, após, o organizador da oficina responde à pergunta e a explica para todos. Isso é feito até os 20 números serem selecionados.

Resultados

Essa oficina foi realizada na Jornada Acadêmica da Medicina da UFCSPA de 2018 e de 2019. Em ambos os anos, ao longo da atividade, conseguimos ver que, na maioria das perguntas, não se sabia a resposta. Após a atividade, percebemos que muitas outras dúvidas surgiram e que, pelos comentários a respeito, foi uma oficina de muito aprendizado.

Discussão e Conclusões

É necessário capacitar todos os profissionais da área da saúde sobre esse assunto. Assim, a nossa Liga acredita que, de pouco a pouco, as doações aumentem e também que os profissionais fiquem mais confiantes no seu trabalho futuro. Portanto, pretendemos expandir essa atividade para que alcance um público cada vez maior.

Palavras Chave

Mitos, Transplante, Morte Encefálica

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL DOM VICENTE SCHERER - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Julia Cachafeiro Réquia, Carolina dos Santos Bartholomay, Gabriela dos Santos Marinho, Larissa Lemos Karsburg, Amanda Acauan de Aquino, Caio Seiti Mestre Okabayashi, Daniela dos Reis Carazai, Laura Motta Bellan, Samantha Brum Leite, Daniela dos Santos Boeira, Alex Luiz Gomes da Rocha, Carina Lucia Tarcitano Carneiro, Fabricio Dhiemison Oliveira dos Santos, Nathália Fritsch Camargo, Clotilde Druck Garcia