Dados do Trabalho


Título

SEGURANÇA DO PACIENTE NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: DOS PROTOCOLOS Á ASSISTÊNCIA PÓS TRANSPLANTE.

Introdução

Conforme definição da Organização Mundial de Saúde, segurança do paciente é a redução de danos associados aos cuidados de saúde, devendo ser vista como direito do paciente e compromisso ético do profissional.

Material e Método

A revisão bibliográfica objetivou-se a partir da popularidade do assunto, a pesquisa foi realizada em plataformas digitais, com dificuldade de encontrar estudos.

Resultados

O processo da doação de órgão envolve uma equipe multidisciplinar com questões burocráticas, operacionais, legais e de logísticas. É formado por fases que inclui: identificação, avaliação e validação do possível doador, diagnóstico, avaliação clínica, manutenção do doador, entrevista familiar, remoção, transporte e distribuição das peças. No implante são: avaliação do receptor, cadastro na lista de espera, transoperatório e acompanhamento pós operatório. Estudos ligam a segurança do paciente ao uso de medicamentos, participação da equipe no processo, ações no transoperatório e especialmente a orientação na alta. Estas ações proporcionam a redução de erros em todas as etapas do processo, no qual o enfermeiro tem sido considerado o profissional mais coeso para liderar esta situação, mantém boa comunicação com a equipe e familiares, garantindo um cuidado efetivo, seguro e de qualidade. A politica nacional de segurança do paciente assimila a padronização dos processos e o estudo constante, com o aumento da segurança e da qualidade na prestação da assistência.

Discussão e Conclusões

Diante da dificuldade em encontrar estudos sobre assunto é indispensável a elaboração de novas pesquisas. A segurança do paciente caminha para qualidade do processo, para assim assegurar órgãos viáveis para implante e baixos níveis de rejeição.

Palavras Chave

Transplante, órgãos, segurança do paciente, protocolo.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

REDE DE ASSISTENCIA A SAUDE METROPOLITANA - Paraná - Brasil, SAFE LIFE URGENCIAS MÉDICAS - Paraná - Brasil

Autores

CATIA PATRIARCA FONSECA