Dados do Trabalho


Título

Avaliação do modelo deMELD para a predição de remoção de lista de espera entre portadores de carcinoma hepatocelular

Introdução

A controvérsia da vantagem decorrente da situação especial para pacientes com carcinomas hepatocelulares (CHC) em lista de espera para transplante de fígado (TF) ainda não foi plenamente equacionada. Modelos que forneçam informações a respeito do comportamento dos mesmos na lista de espera, em particular sobre o risco de remoção de lista são desejáveis. O modelo deMELD, proposto para este fim, considera variáveis como o escore MELD, o número e tamanho dos nódulos de CHC e os níveis séricos de alfa-fetoproteína. Objetivo: validar o modelo deMELD em uma coorte de pacientes com CHC listados para TF.

Material e Método

Estudo retrospectivo de dados de uma coorte prospectiva de pacientes com CHC listados para TF com doador falecido e contemplados com situação especial por CHC irressecável no HIAE.A avaliação e validação interna do modelo deMELD foi realizada por meio da análise de curva ROC.

Resultados

414 pacientes foram para avaliados, 47 (11,4%) dos quais foram submetidos a downstaging bem sucedido anteriormente à inclusão em lista de espera. No momento da análise, 292 (70,5%) haviam sido submetidos a transplante, 93 (22,5%) foram removidos de lista e 29 (7,0%) encontravam-se em lista de espera. A mediana do tempo de espera foi de 154 dias (IQR 124 dias). As taxas de remoção de lista em 3, 6 e 12 meses foram 8,9%, 15,7% e 24,1%, respectivamente.O deMELD médio para os candidatos bem sucedidos a transplante foi 11,3±11,1, enquanto para os pacientes removidos de lista o mesmo foi de 10,1±9,1 (p 0,613). O modelo deMELD apresentou AUC de 0,535 (IC 95% 0,485-0,583, p 0,549) para predizer a remoção de lista de espera.

Discussão e Conclusões

Nessa coorte de pacientes com CHC, o escore de deMELD apresentou uma performance ruim para identificar aqueles com maior risco de remoção da lista de espera.

Palavras Chave

Hepatocarcinoma; transplante fígado

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein - Medicina - São Paulo - Brasil, Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Guilherme Felga, Rafael Arruda Pecora, Bianca Della Guardia, Igor Calil, Roberto Meirelles, Jefferson Alves, Lilian Curvelo, Rodrigo Rocco, Patricia Holanda Almeida, Celso Matielo, Bruno Bindi, Sara Hui, Pamella Tung, Sergio Paiva Meira, Marcio Dias Almeida