Dados do Trabalho


Título

ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES COM ASCITE REFRATÁRIA LISTADOS AO TRANSPLANTE DE FÍGADO.

Introdução

As Doenças hepáticas crônicas (DHC) provocam diversas alterações funcionais e orgânicas que impactam diretamente sobre condições do estado nutricional.

Material e Método

Estudo transversal, realizado com 9 pacientes atendidos no ambulatório de transplante hepático do Ceará, no primeiro trimestre de 2019. Foram coletados sexo e idade e dados antropométricos, como peso seco aferido pós paracentese, altura, circunferência do braço e dobra cutânea tricipital. Para classificação do estado nutricional, tomou-se por base o índice de massa corporal (IMC), circunferência muscular do braço (CMB), área muscular do braço (AMB) e adequação da dobra cutânea tricipital (DCT). Este trabalho foi aprovado pelo CEP da Universidade Federal do Ceará – UFC sob o parecer de nº 3.168.005, e buscou descrever o estado nutricional de pacientes com ascite refratária listados ao transplante de fígado.

Resultados

A média de idade dos participantes foi de 53,67 anos (± 7,26), sendo 66,67% do sexo masculino. A maioria da amostra apresentava desnutrição (74%), sendo 88,89% desnutridos pela adequação da CMB, AMB e DCT. Segundo IMC 55,5% estavam com sobrepeso.

Discussão e Conclusões

Edema e ascite foram verificados em 100% dos pacientes, inviabilizando o IMC como parâmetro isolado para classificação do estado nutricional. Pacientes no estágio final da DHC que aguardam transplante hepático frequentemente apresentam desnutrição, condição que impacta o estado geral do paciente, compromete a ação do sistema imunológico, aumenta o risco de infecções e complicações no pós-operatório. A desnutrição prevalente, sendo necessário o diagnóstico nutricional precoce para aplicação de medidas que busquem reduzir o impacto negativo sobre o curso da doença e melhora do estado nutricional.

Palavras Chave

Estado nutricional, paracentese e transplante de fígado.

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDEO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ/ UFC - Ceará - Brasil

Autores

FRANCISCA ISABELLE SILVA SOUSA, TICYANE MARIA VIEIRA MOREIRA, LÍVIA TORRES MEDEIROS, NEYARA LIMA FERNANDES, ANA FILOMENA CAMACHO SANTOS DALTRO, FÁBIA KARINE MOURA LOPES, CAMILA MORORÓ FERNANDES, JANAÍNA MARIA MAIA FREIRE, MARIA JOSÉ NASCIMENTO FLOR, CLÉBIA AZEVEDO LIMA, PATRÍCIA CARVALHO BEZERRA, EDNA SOUSA CARDOSO