Dados do Trabalho


Título

STATUS EM FILA DE ESPERA PARA TRANSPLANTE DE CORAÇÃO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Introdução

A demora no diagnóstico de doenças cardiovasculares e sua complexa fisiopatologia tornam muitos pacientes aptos à fila de espera para transplante cardíaco. Compreender as variantes que influenciam no status em fila é basilar para aprimorar os centros transplantadores.

Material e Método

Trata-se de um estudo retrospectivo, transversal, descritivo e analítico. Os dados foram coletados na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo (CNCDO/ES) por meio do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). A amostra foi constituída pelos pacientes que permaneceram em lista de espera para transplante cardíaco no estado do Espírito Santo no período de janeiro de 2008 a janeiro de 2018.

Resultados

No estudo a média do tempo de espera foi de 678 dias. 49% dos pacientes em fila foram transplantados; 16,3% permaneceram ativos; 12,2% foram removidos (suspenso > 365 dias); 8,2% possuíam exames pré transplante incompletos; 5,1% foram removidos administrativo; 4,1% foram suspensos (sem condições clínicas); 2% abandonaram o tratamento; 2% não quiseram ser transplantados e 1% foi removido (sem condições clínicas).

Discussão e Conclusões

O status de 98 pacientes que estiveram em fila de espera nos últimos 10 anos para transplante cardíaco foram delineados no estudo. A fila de espera é um desequilíbrio entre demanda e oferta, o que agrava as condições clínicas e qualidade de vida dos pacientes. No estado do Espírito Santo, 49% foram transplantados, logo, mais da metade dos integrantes da fila não receberam o órgão. A demora no atendimento deve-se, ainda, a falta de conhecimento e aceitação por parte da população sobre o tema. A análise dos dados permite refletir quanto a necessidade de ações educativas de conscientização e criação de estratégias de cuidados em saúde.

Palavras Chave

Transplante Cardíaco; Status; Insuficiência Cardíaca.

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos do Espírito Santo (LITOTES) - Espírito Santo - Brasil

Autores

Camila Assis Bertollo, Lucas Durão De Lemos, Bárbara Ahnert Blanco de Moura Magalhães, Lara Pin Venturini, Lorrana Alves Matos, Luiza Assis Bertollo, Mayara Da Silva, Maria dos Santos Machado, Flavio Takemi Kataoka