Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE DE PACIENTES COM ASCITE REFRATÁRIA NAS SUAS AVDS ÍNDICE DE KATZ

Introdução

Pacientes com cirrose hepática apresentam complicações, que geralmente resultam na redução da independência para realizar suas atividades de vida diária (AVD). O estudo buscou avaliar com o Índice Katz o nível de independência de pacientes na lista de transplante de fígado com ascite refratária.

Material e Método

O trabalho foi desenvolvido após aprovado pela Comissão de Ética para Análise de Projetos de Pesquisa do Hos¬pital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), nº 3.168.005. Foram incluídos no estudo 6 pacientes ascíticos que foram atendidos pela equipe multiprofissional do ambulatório hepático onde o estudo foi desenvolvido, no mês de fevereiro de 2019. Participaram da pesquisa indivíduos de ambos os gêneros, idades compreendidas entre 45 a 68 anos. Foi utilizado o Índice de Katz para realizar a pesquisa.

Resultados

Pacientes avaliados tinham MELD a partir de 15, sendo 5 do gênero masculino e 1 do feminino, destes são 66% idosos. Todos eles têm pelo menos 110 centímetros circunferência abdominal na altura da cicatriz umbilical. Todos relataram independência para banho e alimentação. Dois deles referiu necessidade de ajuda humana tanto para vestir, como para transferir da cama para cadeira e apenas um para fazer higiene íntima. Três deles informaram necessitar de algum suporte/ apoio para vestir, transferir e conter as necessidades fisiológicas.

Discussão e Conclusões

Todos os pacientes apresentaram pelo menos uma dificuldade para realizar suas AVD’s, associado ao aumento do volume abdominal devido o líquido ascítico. Conclui-se que a ascite tem impacto negativo no dia a dia. Estes achados corroboram com trabalho que citou o aumento do volume abdominal associado ao déficit para realizar AVD’s.

Palavras Chave

ascite, paracentese e transplante de fígado.

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTÍDEO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ/UFC - Ceará - Brasil

Autores

NEYARA LIMA FERNANDES, PATRÍCIA CARVALHO BEZERRA, EDNA SOUSA CARDOSO, LÍGIA BAYMA TORRES ARAÚJO, JANAÍNA MARIA MAIA FREIRE, CAMILA FERNANDES MORORÓ, FRANCISCA ISABELLE SILVA SOUSA, TYCIANE MARIA VIEIRA MOREIRA, LÍVIA TORRES MEDEIROS, MARIA JOSÉ NASCIMENTO FLOR, CLÉBIA AZEVEDO LIMA, FÁBIA KARINE MOURA LOPES, ANA FILOMENA CAMACHO SANTOS DALTRO, ANDRÉA COSTA ANJOS AZEVEDO