Dados do Trabalho


Título

INTEGRAÇÃO PSICOLOGIA E ENFERMAGEM NA AVALIAÇÃO DE CUIDADORES DE CANDIDATOS `A FILA DE ESPERA PARA TRANSPLANTE CARDÍACO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

Baseados em diretrizes nacionais e internacionais, em nosso serviço buscamos identificar ao menos 1 potencial cuidador (PC) capaz de assumir os cuidados e de cumprir de forma organizada e segura o tratamento de um candidato a receptor de Transplante Cardíaco (TxC).

Material e Método

Além das consultas dos enfermeiros com o paciente (PCT), e das entrevistas individuais da psicóloga com PCT e com PC, há 1 ano também estes profissionais passaram, juntos, a entrevistar os PC. Coletam dados sobre: estado civil; escolaridade; atividade profissional; moradores da residência aonde o PCT iria após o TxC; dinâmica familiar; tempo disponível; tipo da relação entre PCT e PC; quem de fato se envolveria no tratamento; uso de substâncias psicoativas; história de doença mental; possibilidade de acompanhar o PCT durante internação para TxC e às consultas ambulatoriais; apreensão das informações e atitude diante do tratamento. O enfermeiro informa sobre o processo de TxC, da avaliação até o pós-operatório tardio. A psicóloga observa/registra reações dos entrevistados, sendo também facilitadora das dúvidas destes e das orientações dadas a eles.

Resultados

Contradições nos relatos de PCT e PC são elucidadas. PC passaram a avaliar melhor suas condições de assumirem os cuidados. Subiu o número dos que se sentem incapazes, evitando o “abandono” após o TxC (opções são avaliadas). Maior agilidade nas avaliações e complementação das atividades executadas pela equipe multiprofissional; aprendizado e cumplicidade nas discussões de casos com equipe.

Discussão e Conclusões

Esta prática do trabalho integrado contribui para melhor efetividade na seleção de PC, e oferece a eles uma nova chance de entender melhor o papel a que se propõem, propiciando maior segurança para tomada de decisões.

Palavras Chave

equipe multiprofissional; cuidador; transplante cardíaco

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

Hospital Sírio Libanês - Escola de Transplantes - São Paulo - Brasil

Autores

ELAINE MARQUES HOJAIJ, FABRICIO CANOVA CALIL, BRUNA CARNEIRO OLIVEIRA, SILVIA AYUB FERREIRA, TADEU THOMÉ