Dados do Trabalho


Título

Aceitabilidade do uso de tecnologias eHealth entre transplantados renais – Aplicativo RENAL HEALTH

Introdução

O RENAL HEALTH, aplicativo para celular, foi desenvolvido para auxiliar no auto-cuidado e na aderência ao tratamento de pacientes com doença renal crônica, incluindo transplantados renais (TR). Foi resultado da colaboração de equipe multidisciplinar de saúde, profissionais de comunicação e tecnologia e pacientes. Inclui medidas preventivas, barreiras para aderência à medicação e dieta e auto-monitoramento. Como fase inicial da avaliação do seu uso, investigamos seu grau de aceitabilidade em TRs.

Material e Método

Estudo transversal, amostra por conveniência, realizado em centro transplantador único de médio porte, no período de 01 a 03/2019, com em TR maiores de 18 anos. Dados sociodemográficos, clínicos e de aceitabilidade foram colhidos por entrevista.

Resultados

Avaliamos 147 pacientes, 63,2% homens, idade 45,1+/-13 anos, 84,3% receberam enxerto de doador falecido, 41,5% solteiros, com 10+/-4 anos de estudo, 76,2% com renda familiar 1 a 3 salários mínimos, tempo mediano pós-TR de 5 anos. 90,5% possuía smartphone, 39,5% notebook, 36% computador na residência e 12,2% tablet. Quanto ao uso, somente 13% utilizava apenas para ligações. Entre outras finalidades, 85% utilizava para mensagens, 72,1% buscas na internet e 74,8% para redes sociais. O uso frequente (várias vezes ao dia) foi elevado, 61,2%. O interesse em utilizar ferramenta eHealth foi expressivo (96,6%) e direcionada para o smartphone (93,2%).

Discussão e Conclusões

Este é o primeiro estudo brasileiro sobre aceitabilidade a ferramentas eHealth no tratamento pós-transplante renal. Os pacientes já utilizam as tecnologias de informação e têm interesse em ferramentas eHealth no contexto do tratamento, justificando seu desenvolvimento e abrindo perspectivas para melhores resultados.

Palavras Chave

eSaúde,Aderência ao Medicamento, Transplante renal, Intervenções,Autocuidado

Área

RIM - Imunossupressão

Instituições

Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva e Ciências Médicas, Curso de Medicina, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil. - Ceará - Brasil, Unidade de Transplante Renal, Hospital Universitário, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil e Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Nefrologia (NIEPEN) - Minas Gerais - Brasil

Autores

Juliana Gomes Ramalho Oliveira, Daniele Cabral Dias, Helady Sanders-Pinheiro, Geraldo Bezerra Silva Júnior