Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA SOBREVIDA DO ENXERTO RENAL EM PACIENTES COM GESF NO PÓS-TRANSPLANTE RENAL.

Introdução

A Glomeruloesclerose Segmentar Focal (GESF) é a principal causa de síndrome nefrótica em adultos e uma das principais causas de Doença Renal Crônica Terminal. Esta glomerulopatia está associada a altas taxas de recorrência após o transplante renal e a falência do enxerto renal.

Material e Método

O objetivo do estudo foi avaliar o prognóstico dos pacientes transplantados renais com recidiva da GESF primária no pós-transplante. Uma coorte retrospectiva dos pacientes transplantados renais foi realizada em dois centros de transplante renal em Fortaleza, entre janeiro de 2006 a julho de 2017. Foi realizada uma analise descritiva da coorte e avaliação da sobrevida do enxerto renal e da mortalidade através Kaplan Meier utilizando o teste Log rank e o Tarone ware, respectivamente. Foram avaliados 2092 pacientes transplantados. A prevalência, a taxa de recorrência e a sobrevida do enxerto renal em 12 anos de estudo foram pesquisadas nos pacientes com rGESF(recidiva) no pós-transplante renal.

Resultados

Foram avaliados 86 pacientes com diagnóstico de GESF primária pré-transplante. Destes 26 (30,2%) pacientes tiveram recorrência da doença no pós- transplante renal, comprovados por biópsia renal. A sobrevida do enxerto renal nos pacientes com recidiva de GESF foi pior em comparação com o grupo controle, pacientes submetidos ao transplante renal sem história de GESF primária como doença de base, (7,98 vs 11,22 anos, p=0,003). Em relação a mortalidade, o grupo rGESF obteve menor sobrevida em relação ao grupo controle (10,57 vs 12,8 anos, com p=0,03).

Discussão e Conclusões

A GESF é uma patologia com alta taxa de recorrência no pós-transplante renal, estando associada com menor sobrevida do enxerto e uma menor taxa de sobrevida dos pacientes no pós-transplante renal.

Palavras Chave

rGESF
Sobrevida enxerto renal
Mortalidade

Área

RIM - Complicações

Instituições

HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA - Ceará - Brasil, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO WALTER CANTIDIO - Ceará - Brasil

Autores

CLAUDIO CESAR PINHO MENDES, FABIO ALVES OLIVEIRA, SILVANA DAHER COSTA, SONIA LEITE DA SILVA, RONALDO DE MATOS ESMERALDO, CLAUDIA MARIA COSTA DE OLIVEIRA, PAULA FRASSINETTI CASTELO BRANCO CAMURÇA FERNANDES