Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TRANSPLANTE RENAL RECENTE NO BRASIL

Introdução

O Brasil é o segundo maior país em volume de transplantes anuais e possui o maior programa público de transplante renal do mundo. Iniciamos um programa de transplante renal com doador vivo em um sistema de saúde suplementar em 2011 e que a partir de 2016 foi ampliado para doador falecido com protocolo de preparo pré, intra e pós-operatório que inclui o Nefrologista na sala operatória.

Material e Método

Análise dos dados demográficos e de sobrevida de paciente e enxerto de todos os transplantes realizados em um novo programa de transplante renal. Resultados expressos em média e desvio-padrão.

Resultados

De 1/1/2016 a 27/4/2019 foram realizados 52 transplantes renais, dos quais 6 com doador vivo (DV) e 46 (88,5%) com doador falecido (DF). Receptores de DV idade 37+-17 anos, 2 preemptivos, todos vivos com enxerto funcionante. Nenhum episódio de rejeição aguda. Nefrectomias foram feitas por via laparoscópica com uma conversão (complicação vascular). Receptores de DF idade 50,3+- 13,8 anos, 2 preemptivos, painel positivo em 13 pacientes (28%). Expansão volêmica intraoperatória média 2,5 L de cristaloide (PlasmaLyte), 200 mL de manitol e noradrenalina se necessário. Solução de perfusão Custodiol. Tempo de isquemia fria 17+-4,4 h e Função Retardada do Enxerto (FRE) ocorreu em 43% dos casos. Tempo de internação 11 +- 4,7 dias. Em todo o grupo, a imunossupressão foi tacrolimo/micofenolato/prednisona (n=49) e indução ATG (n=18) e basiliximab (n=34). A sobrevida do enxerto no primeiro e terceiro anos foi 87,9 e 73%, respectivamente. Houve 3 óbitos e 3 episodios de rejeição comprovada por biopsia (5,7%)

Discussão e Conclusões

Os resultados são comparáveis aos de centros de excelência do país com ótima sobrevida de enxerto e paciente e baixa incidência de FRE.

Palavras Chave

Registro, sobrevida, função retardada do enxerto, tempo de isquemia

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Clínica do Rim e Hipertensão - São Paulo - Brasil, Fundação Centro Medico de Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

Lilian MP Palma, Jean Carlo T Hachmann, Idvaldo SM Messias, Andre S Alcantara, Leonardo F Camargo, Alessandro M Parmigiani, José Eduardo V. Neves Jr., Alessia I Mambrini, Walter da Silva Jr., Ricardo Miyaoka, Luiz Felipe MC Santos, Luís Eduardo MC Santos, Juliano C Moro, Gislaine A F Moinhos, Carlos AL D'Ancona