Dados do Trabalho


Título

LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA SEGURANÇA DO PACIENTE SUBMETIDO A TRANSPLANTE

Introdução

As informações referentes aos pacientes necessitam de clareza, objetividade, frequência e completude. Desta forma, o monitoramento, a avaliação e o planejamento integral e continuado dos cuidados dispensados aos pacientes são primordiais.
Com base no exposto, o objetivo da pesquisa foi avaliar os registros relacionados à lista de verificação para segurança do paciente submetido a transplante.

Material e Método

Estudo retrospectivo de abordagem quantitativa transversal. Realizado em uma unidade pós-operatória de alta complexidade em transplantes (UPAC-TX) de um hospital público terciário em Fortaleza. Amostra constituída por 284 prontuários de pacientes submetidos a transplante de fígado ou de rim. Foram excluídos do estudo menores de 18 anos e transplantes duplos. Coleta realizada entre junho e agosto de 2018. O estudo recebeu aprovação do CEP do referido hospital com número 151775.

Resultados

Percebeu-se que em relação à assinatura do termo de autorização apenas um prontuário não tinha registro desse procedimento ético legal. Acerca da higiene corporal 90,8% das pessoas tomaram banho antes da cirurgia. Sobre reserva sanguínea observou-se um percentual de 52,1% nos registros. 91,9% foram transportados ao centro cirúrgico de cadeira ou maca. Sobre o local da placa de bisturi, observou-se que 89,4% dos casos não houve lesão. Acerca da conferência de compressas, 99,3% nos registros.

Discussão e Conclusões

Perante o estudo, 99,6% dos casos obtiveram registros sobre as assinaturas do termo de autorização cirúrgica. Observou-se lacunas não preenchidas nos registros de alguns itens importantes do impresso da sistematização da assistência de enfermagem, como a reserva sanguínea, temperatura corporal e presença de alergias.

Palavras Chave

Enfermagem
Segurança do Paciente
Transplante

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital Geral de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Aglauvanir Soares Barbosa, Juliana Maria Costa de Mesquita, Rita Mônica Borges Studart, Tomaz Edson Henrique Vasconcelos, Isakelly de Oliveira Ramos, Susana Beatriz de Souza Pena, Ameline Lemos Bôto, Stefany Power Teles Cabral