Dados do Trabalho


Título

Função renal em 12 meses comparando tacrolimo associado a micofenolato com tacrolimo associado a imTOR estratificando os doadores pelo KDPI. Estudo multicêntrico com ajuste por escore de propensão.

Introdução

A combinação de Tacrolimo/imTOR comparado a tacrolimo/MMF demostrou-se segura no estudo TRANSFORM. Para doadores com KDPI elevado, entretanto, não há dados para comprovar a eficácia deste regime. O objetivo principal foi explorar a influência do espectro do KDPI na função renal em 12 meses (eGFR) em pacientes recebendo imTOR ou MMF.

Material e Método

Estudo retrospectivo multicêntrico de 4 serviços brasileiros com dados dos últimos 10 anos dos regimes tacrolimo/MMF e tacrolimo/imTOR em maiores de 18 anos com estratificação da amostra em faixas de KDPI: menor que 50, entre 50 a 85 e maior que 85. Os grupos foram pareados pelo escore de propensão e a estatística foi feita com o software R.

Resultados

O primeiro estrato (até 50, n=335) foram pareados 104/grupo. A eGFR foi 52±35 no MMF comparado a 54±31 no imTOR, p=0.79. O segundo estrato (50 a 85, n=316) após o ajuste foram pareados 152/grupo. A eGFR foi 36±26ml/min no MMF comparado a 40±27 no imTOR, p=0.22. O último estrato (maior que 85, n=252) após o ajuste foram pareados 112/grupo. A eGFR na análise univariada foi numericamente menor no imTOR 26±19 comparado a 30±22 no grupo MMF, p=0.24. Na análise multivariada onde o uso de MMF associou-se a uma eGFR de 6,8ml/min maior ao fim de 12 meses. Os desfechos de rejeição, óbito, perda do enxerto foram semelhantes nos três estratos. A incidência de citomegalovírus foi menor em todos os estratos nos pacientes em uso de imTOR.

Discussão e Conclusões

O uso de tacro/imTOR foi comparável ao tacro/MMF em todos os estratos de KDPI quanto a incidência de rejeição, perda do enxerto e óbito. A função renal ao fim de 12 meses foi ligeiramente inferior no grupo imTOR para os pacientes de KDPI maior que 85. O uso da combinação de tacrolimo/imTOR deve ser considerada com cautela em receptores com KDPI maior que 85.

Palavras Chave

ImTOR; Micofenolato; KDPI

Área

RIM - Imunossupressão

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA-UNESP - São Paulo - Brasil

Autores

ARLISSON MACEDO RODRIGUES, MARIANA TAVARES TANNO, MARIANA MORAES CONTTI, HONG SI NGA, MARIANA FARINA VALIATTI, SILVANA DAHER COSTA, TAINÁ VERAS SANDES-FREITAS, RONALDO MATTOS ESMERALDO, CAMILA MARINHO ASSUNÇÃO, JULIANA BASTOS CAMPOS TASSI, GUSTAVO FERNANDES FERREIRA, CLAUDIA ROSSO FELIPE, JOSE OSMAR MEDINA-PESTANA, HELIO TEDESCO SILVA, LUIS GUSTAVO MODELLI ANDRADE