Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO DE RECEPTORES RENAIS PEDIÁTRICOS

Introdução

A criança transplantada passa por inúmeras adaptações, sendo exigido do paciente e da família modificações, o que pode causar um grande impacto na vida dessas pessoas e assim atingir a integridade emocional, psicológica, social e física da criança e dos familiares.
Diante disso, o objetivo da pesquisa foi avaliar o perfil clínico dos receptores renais pediátricos de um centro transplantador.

Material e Método

Estudo descritivo, documental e retrospectivo, com abordagem quantitativa. Avaliou o perfil de receptores renais pediátricos, no período de junho a julho de 2017. Realizada em um hospital público terciário do município de Fortaleza. A amostra totalizou 95 fichas de crianças com idade inferior ou igual a 17 anos na época do transplante, independente do sexo, tipo de doador ou data do transplante. A pesquisa teve aceite do comitê de ética do referido hospital com Parecer número 754.462.

Resultados

Percebeu-se a predominância na distribuição do sexo masculino com 60%. No que concerne à origem do órgão transplantado, percebeu-se que a ampla maioria 62,1% era oriunda de doadores vivos. No que diz respeito ao tratamento para rejeição, percebeu-se que 39% dos pacientes necessitaram de algum tipo de tratamento para rejeição pós-transplante. 11,6% dos pacientes foram acometidos por infecção por CMV, mesmo com o status sorológico alto tanto do doador quanto do receptor. Dentre os efeitos adversos encontrados, a diarreia prevaleceu (25,3%), seguida intimamente por leucopenia (24,2%) e dor abdominal (20%).

Discussão e Conclusões

Ao avaliar o perfil clínico de receptores renais pediátricos observou-se um bom resultado tanto na sobrevida do enxerto como na sobrevida do paciente. Os efeitos colaterais e o uso de imunossupressores demonstraram que houve predominância dos efeitos adversos gastrintestinais.

Palavras Chave

Enfermagem
Rim
Pediatria

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA - Ceará - Brasil

Autores

AGLAUVANIR SOARES BARBOSA, JULIANA MARIA COSTA DE MESQUITA, RENATA MOURA DE QUEIROZ, RITA MÔNICA BORGES STUDART, AMELINE LEMOS BÔTO, SUSANA BEATRIZ DE SOUZA PENA