Dados do Trabalho


Título

Fatores de risco para a ocorrência de NAFLD em receptores de transplante hepático

Introdução

A Doença Hepática Gordurosa Não-alcoólica (NAFLD), que pode progredir para esteato-hepatite e cirrose, tem sido identificada como uma causa cada vez mais comum de doença hepática terminal, necessitando de transplante hepático. Existe uma crescente preocupação com os resultados à longo prazo dos pacientes transplantados por essa etiologia, visto a persistência de doença metabólica nos receptores, podendo ocasionar a recorrência da NAFLD. Além disso, existem numerosos fatores relacionados ao transplante que podem predispor ao surgimento de NAFLD em receptores de transplante hepático realizado por outras etiologias de base. Nosso estudo busca caracterizar melhor os fatores de risco relacionados à ocorrência de NAFLD em pacientes transplantados.

Material e Método

Análise retrospectiva dos prontuários de 400 pacientes submetidos ao transplante hepático, no período de 2012 a 2018, em um mesmo hospital brasileiro.

Resultados

Encontramos 22 pacientes com diagnóstico histológico de NAFLD após o transplante hepático. O tempo médio de ocorrência da doença após o transplante foi de 737 dias. Em comparação com a população de pacientes que não apresentava doença gordurosa após o transplante, os pacientes com NAFLD apresentaram média mais elevada de IMC pré-operatório (29,7 x 25,9), IMC pós-operatório (30,3 x 26,8) e níveis séricos de tacrolimus (8,2 x 6). Outros fatores estudados, como idade, presença de comorbidades, sexo, tempo de uso de prednisona e fatores relacionados ao doador, não foram estatisticamente significativos.

Discussão e Conclusões

Os principais fatores de risco identificados foram: o peso pré-operatório, níveis mais elevados de inibidores de calcineurina e principalmente o ganho de peso no período pós-operatório. Estratégias para controlar a ocorrência de NAFLD após o transplante devem se concentrar nestes fatores.

Palavras Chave

NAFLD

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - ICDF - Distrito Federal - Brasil

Autores

Gustavo de Sousa Arantes Ferreira, André Luis Conde Watanabe, Natália de Carvalho Trevizoli, Fernando Marcus Felippe Jorge, Luiz Gustavo Guedes Diaz, Priscila Brizolla de Campos, Gabriel de Oliveira Nunes Caja, Ana Virginia Ferreira Figueira, Deborah Roberta Liduario Raupp