Dados do Trabalho


Título

DOADOR CADÁVER COM MENINGITE E ENCEFALITE: CUIDADO, PODE SER TUBERCULOSE

Introdução

Doadores de órgãos com diagnóstico de meningite e/encefalite são potencialmente de risco para transmissão de infecções ao receptor. Casos de infecções transmitidas nesta situação foram descritos nos Estados Unidos (EUA) e na Europa, com evolução muitas vezes fatal.

Material e Método

Jovem mas, 28 a, foi admitido na UCI queixando-se de dor de cabeça, febre e confusão mental há 3 dias. LCR: 211 leuc, bacteriospoia (-), BAAR(-). CT: isquemia cerebral e pressão intracraniana elevada; paciente foi submetido a DVP. Após 48hs, LCR:0 leuc. Após 1 semana, diagnosticado morte cerebral.
No mesmo dia foi realizado um transplante hepático: o receptor é um homem de 59 anos com cirrose devido ao HCV e CHC. A biópsia hepática pré-reperfusão mostrou hepatite granulomatosa sem BARR ou fungo e sugeriu-se sarcoidose. O receptor apresentou evolução pós-operatória satisfatória, mas com enzimas hepáticas elevadas e febre desde o primeiro dia após o transplante hepático.
Quinze dias após o Tx, a OPO informou que a cultura de LCR do doador era positiva para o Mycobacterium e o receptor foi submetido à biópsia hepática: teste molecular positivo para Mycobacterium tuberculosis. O tratamento da TBc foi iniciado com o RIPE e mantido sem reações adversas.

Resultados

Descritos acima.

Discussão e Conclusões

Este relato de caso demonstra um caso de tuberculose transmitida por um jovem doador diagnosticado com meningite aguda, mas que confirmou-se ser doador com tuberculose disseminada.É necessário que haja redefinições para os critérios para aceitação de doadores com meningite / encefalite em áreas com alta incidência de TB.
Destacamos a importância da rápida comunicação da OPO para o abordagem diagnóstica e terapêutica do receptor.

Palavras Chave

Tuberculose; transplante; infecção doador;meningite

Área

INFECÇÃO - Outros - Fígado

Instituições

FCM UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

RAQUEL SILVEIRA BELLO STUCCHI, SIMONE REGES PERALES, PEDRO SOARES, TIAGO DINIZ, LARISSA BASTOS ELOY COSTA, ELAINE CRISTINA ATAÍDE, ILKA FÁTIMA SANTANA FERREIRA BOIN