Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA DOSE DA PREDNISONA NO INÍCIO DO TRANSPLANTE RENAL

Introdução

Apesar dos avanços na área de imunologia do transplante renal, os glicocorticóides permanecem uma das medicações mais importantes no manejo da rejeição do enxerto. Como já documentado em estudos experimentais e clínicos, eles possuem efeitos adversos importantes relacionados a dose. O nosso objetivo foi avaliar o impacto da dose de prednisona no início do transplante renal com relação a infecção, rejeição, distúrbio metabólico e sobrevida do enxerto e paciente.

Material e Método

Foram analisados retrospectivamente os prontuários de pacientes submetidos a transplante renal do Hospital Samaritano de São Paulo durante o período de dezembro/2008 a dezembro/2017.

Resultados

Foram analisados 271 pacientes, sendo que 112 receberam prednisona na dose de 0,5mg/kg/dia (Grupo A) e 159 pacientes receberam 1mg/Kg/dia (Grupo B) no início do Tx renal. Não houve diferença entre os grupos em relação aos dados demográficos, exceto pelo maior número de pacientes hipersensibilizados no grupo A. Em relação aos episódios de infecção o grupo B apresentou maior taxa de infecção pelo CMV em relação ao grupo A (p=0,04). Porém não houve diferença entre os demais agentes infecciosos. Já em relação aos episódios de rejeição o grupo A apresentou mais episódios de rejeição (p=0,01) que o grupo B. Quanto a prevalência de diabete melito após Tx renal não houve diferença estatística entre os grupos, como também não houve diferença em relação a perda de enxerto, óbito, sobrevida do enxerto e do paciente.

Discussão e Conclusões

No presente estudo observamos maior taxa de rejeições no Grupo A, provavelmente pelo maior número de pacientes hipersensibilizados nesse grupo, apesar disso, não houve impacto sobre a taxa de sobrevida do enxerto e do paciente.

Palavras Chave

Tx renal
Imunossupressão
Complicações

Área

RIM - Imunossupressão

Instituições

Hospital Samaritano de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Patricia Malafronte, Raquel Cruzeiro Siqueira, Andréa Olivares Magalhães, Carolina Steller Wagner Martins, Irina Antunes, Luciana Neiva Miranda, Maria Cristina Ribeiro Castro