Dados do Trabalho


Título

Desenvolvimento de um Protocolo Multidisciplinar para Processo de Doação de Órgãos Torácicos.

Introdução

No Brasil, os transplantes de órgãos sólidos torácicos são menos frequentes que os demais, como os de órgãos sólidos (rim e fígado, por exemplo). A alta complexidade do procedimento cirúrgico e dos recursos necessários para se cuidar de pacientes transplantados de coração e pulmão, além da necessidade de treinamento de equipe multidisciplinar altamente especializada, dificulta a criação de centros transplantadores. Outro dado limitante para a realização de um número maior destes procedimentos é o baixo aproveitamento dos pulmões de doadores de múltiplos órgãos.

Material e Método

A revisão sistemática tem protocolo de pesquisa registrado na plataforma PROSPERO sob o número CRD 42018112281 que responde as questões definidas na PICO do estudo. O manejo das etapas da revisão é com a utilização da ferramenta COVIDENCE.

Resultados

Revisões sistemáticas podem oferecer para prática clínica melhoras evidências cientificas, além de atualização do cuidado em saúde bem como resultados mais aprimorados dos processos do cuidar. Até o momento temos nesta revisão 183 artigos rastreados, 175 rastreados, 112 excluídos do estudo; sendo 63 elegíveis para leitura completa para possíveis extrações de evidências.

Discussão e Conclusões

A principal barreira para a captação destes órgãos (coração e pulmão), diferentemente dos órgãos abdominais, não se dá pela falta de oferta dos doadores e sim pela dificuldade de seleção, manutenção e viabilidade dos potenciais doadores já existentes.

Palavras Chave

doação de órgãos, revisão sistemática, prática clínica baseada em evidências.

Área

CORAÇÃO/PULMÃO

Instituições

Instituto Nacional de Cardiologia - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LUIZ GUSTAVO Torres Dias da Cruz, Tereza Cristina Felippe Guimarães, Andrea Lorenzzo