Dados do Trabalho


Título

Descarte de Tecido Ocular Humano por Hemólise no Banco de Olhos da Bahia

Introdução

A córnea mesmo sendo um tecido avascular pode ser meio de contaminação e transmissão, por isso é de suma importância a realização dos testes sorológicos. As amostras biológica quando apresentam hemólise impossibilita a realização da triagem sorológica levando ao descarte das córneas.

Material e Método

Trata-se de estudo exploratório, descritivo com dados retrospectivo, quantitativo realizado no Banco de Olhos da Bahia, no período de Janeiro de 2016 a Dezembro de 2018. As informações foram obtidas no banco de dados do Banco de Olhos da Bahia. Os dados foram registrados e analisados pela estatística descritiva apresentado sob forma de gráfico no Microsoft Excel.

Resultados

De acordo com os dados levantados houve um aumento significativo de descarte de córnea por hemólise no período de Janeiro de 2016 a Agosto de 2017. Com grande número de descarte por hemólise o Banco de Olhos da Bahia juntamente com Central de Transplantes da Bahia realizou capacitações para os profissionais que atuam no processo doação e transplantes de córnea. Ao concluir as capacitações foi possível observar uma redução nos descartes de córnea por hemólise e consequentemente redução do número de pessoas que aguardam por um transplante de córnea no estado da Bahia.

Discussão e Conclusões

Apesar do número de doações de córnea terem aumentado nos últimos anos, ainda há muitas pessoas que aguardam por um transplante de córnea. Diante deste quadro, o estudo possibilitou observar que o descarte por hemólise precisa ser corrigido de uma maneira que as córneas possam ser aproveitadas, reduzindo o tempo de espera na lista por transplante.

Palavras Chave

Transplantes; Hemólise; Doação de Córnea; Descarte

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Central de Transplantes da Bahia - Bahia - Brasil, Organização de Procura de Córnea - Captavisão - Bahia - Brasil

Autores

Mirela Jesus Andrade