Dados do Trabalho


Título

EFETIVIDADE NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Introdução

O transplante de órgãos é visto como uma saída terapêutica para doenças crônicas que comprometem o indivíduo e para o transplante acontecer é indispensável a coleta de órgãos saudáveis.

Material e Método

O intuito em realizar está revisão literária, se deu a partir do interesse em estudar o quão efetivo é o processo do transplante como um todo.

Resultados

Para que o processo do transplante aconteça muitos profissionais participam no desenvolvimento de tarefas, entre elas: percepção de potenciais doadores (PD), abertura de protocolos, manutenção do PD, notificações e comunicação com a família, a qual deve ser objetiva, clara e simples, tendo em vista que a doação pode ser autorizada por conjugue e familiares seguindo a linha de sucessão. Pesquisas brasileiras apontam que as principais causas de não efetividade se dá pelo desconhecimento da definição de morte encefálica (ME), estrutura inadequada das instituições de saúde que realizam o diagnóstico de ME e faz a manutenção do PD, subnotificação de PD, dificuldade de logísticas e contraindicação médica, no entanto a principal causa é a recusa familiar e muitos são os motivos para essa decisão, nesse caso se faz necessário um acolhimento familiar de qualidade, desde o início do processo, proporcionando a família maior segurança para tomada de decisão, outra situação é quando o falecido em vida é contrário a doação ou a família não sabe qual seria seu desejo, isso mostra a deficiência na comunicação familiar.

Discussão e Conclusões

Diante do exposto é importante a educação continuada dos profissionais envolvidos, pois quando eles compreendem o processo, conseguem intervir de forma positiva. A necessidade de maior diálogo sobre o assunto também se faz necessário para que a família tenha mais autonomia para tomar a decisão.

Palavras Chave

Transplante, órgãos, efetividade, protocolo

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

REDE DE ASSISTÊNCIA A SAUDE METROPOLITANA - Paraná - Brasil, SAFE LIFE URGÊNCIAS MÉDICAS - Paraná - Brasil

Autores

CATIA PATRIARCA FONSECA