Dados do Trabalho
Título
MONITORAMENTO DE INDICADORES DE EFICIÊNCIA NA ATIVIDADE DOAÇÃO-TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS: APROVEITAMENTO DOS ENXERTOS HEPÁTICOS JÁ CAPTADOS E OFERTADOS À CENTRAL NACIONAL DE TRANSPLANTES
Introdução
A Central Nacional de Transplantes (CNT) tem como atribuição a alocação de órgãos e tecidos para a lista nacional de receptores em tempo hábil entre a captação e o transplante.
Com o objetivo de adoção de boas práticas e correção das fragilidades detectadas, o monitoramento por indicadores torna-se relevante. Nesse sentido, este estudo visa avaliar o resultado do índice de transplante dos fígados ofertados com tempo de isquemia em andamento como instrumento norteador nas ações a serem adotadas para distribuição em âmbito nacional.
Material e Método
Estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo, com análise dos prontuários da CNT nos anos de 2016 a 2018, referentes ao aproveitamento dos fígados ofertados com tempo de isquemia em andamento.
Resultados
No período, das 93 ofertas de fígados já captados, 18 (19,3%) foram aceitos para transplantes. Destes, 14 (77,7%) foram transplantados, 11 receptores da macrorregião e 3 fora da macrorregião (sendo 2 priorizados). O tempo médio de isquemia fria dos órgãos transplantados foi 09h30min.
Discussão e Conclusões
A literatura demonstra que quanto menor o tempo de isquemia fria, melhores são os resultados dos transplantes. O índice de não aproveitamento relacionado ao tempo de isquemia dos enxertos já captados demonstrado nesse trabalho foi alto (85%) e quando aproveitados, o aceite prevaleceu dentro da macrorregião. O tempo médio de isquemia também foi elevado para os parâmetros aceitos pelas equipes transplantadoras.
Mais estudos são necessários para observar o resultado dos transplantes realizados após os aceites de órgãos já captados e cujo tempo de isquemia ultrapasse a média de 9 horas encontrada nesse trabalho e, com efeito, averiguar a pertinência de ofertas de enxertos já captados fora do âmbito das listas macrorregionais.
Palavras Chave
FÍGADO, ISQUEMIA, TRANSPLANTE, APROVEITAMENTO
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação
Instituições
Ministério da Saúde - Distrito Federal - Brasil
Autores
EDILAMAR BARBOSA RODRIGUES, Mariane Ferreira Barbosa Emerick , RENATA DE VIVEIROS VIEIRA PIREDDA, RAQUEL PEREIRA DE SOUZA, PATRICIA GONÇALVES FREIRE, TIFFANY PAVELKONSKI DA SILVA