Dados do Trabalho


Título

Impacto da participação no ensaio clínico randomizado DONORS em indicadores institucionais relacionados à doação de órgãos

Introdução

Serviços de saúde que participam de pesquisas parecem apresentar melhor performance assistencial. Nosso objetivo é analisar se a participação no ensaio clínico randomizado (ECR) DONORS, que avalia efetividade de um checklist para manejo clínico de potenciais doadores (PDs) em UTI, pode influenciar indicadores institucionais relacionados à doação de órgãos.

Material e Método

Estudo retrospectivo antes-e-depois comparando indicadores de notificações de PDs, recusas familiares e doações entre hospitais brasileiros convidados a participar do ECR-DONORS (notificação anual ≥ 10 PDs). Os hospitais serão classificados em dois grupos: participantes do ECR-DONORS (participante) e candidatos ao ECR que não participaram (não participante). Os dados dos indicadores institucionais serão obtidos a partir do SIG-SNT, referentes ao período anterior e posterior ao início do ECR. Apresentaremos resultados descritivos e analisaremos as diferenças entre grupos por teste de hipótese.

Resultados

Analisaremos 142 hospitais provenientes de todas as regiões brasileiras, sendo 63 do grupo participante. Dentre os 79 centros do grupo não participante, os motivos para não-participação no ECR são: irresponsividade ao convite (37; 47%), ausência de condições técnico-operacionais (18; 23%), uso de checklist para manejo do PD (6; 7%), problemas regulatórios (18; 23%). Apresentaremos os resultados da comparação dos indicadores no XVI Congresso Brasileiro de Transplantes.

Discussão e Conclusões

Atividades de pesquisa aumentam o engajamento da equipe de saúde podendo melhorar a qualidade do cuidado, contudo, há carência de evidências sobre esse fato na temática de doação de órgãos. O DONORS é o maior ECR nacional já realizado nessa temática e poderá contribuir com evidências nesse cenário.

Palavras Chave

Ensaio clínico randomizado, notificações, doação de órgãos, indicadores

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Glauco Adrieno Westphal, Daniela Ferreira Salomão, Joselio Emar de Araujo, Rismária Mendes Rodrigues de Castro, Natalia Elis Giordani, Cátia Moreira Guterres, Itiana Cardoso Madalena, Adriane Isabel Rohden, Luiza Vitelo Andriguetto, Sabrina Souza da Silva, Bruna dos Passos Gimenes, Gabriela Rech, Regis Goulart Rosa, Caroline Cabral Robinson, Maicon Falavigna