Dados do Trabalho


Título

Pacientes transplantadas e suas vivências durante a gestação

Introdução

Transplante é um tratamento que consiste na substituição do órgão doente por um órgão saudável para o reestabelecimento da saúde, e consequentemente da qualidade de vida do paciente. Com a normalização da vida após o transplante, as pacientes em idade fértil passam a considerar a possibilidade de engravidar. A equipe multidisciplinar encontra um desafio no acompanhamento desta paciente em relação ao cuidado do órgão transplantado e a concretização da gravidez, pois a adesão pode ser comprometida, havendo riscos na gestação e na formação do feto. O objetivo geral é conhecer as experiências das pacientes transplantadas de fígado e coração durante a gestação.

Material e Método

Trata-se de um estudo prospectivo, exploratório-descritivo de metodologia qualitativa, com utilização de entrevista semiestrutura. Foram incluídas nesse estudo mulheres transplantadas de coração e fígado, no período de 2008 a 2018, no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).

Resultados

Durante o acompanhamento foram entrevistadas 05 pacientes pós transplante hepático e 01 paciente pós transplante cardíaco que engravidaram no período entre 2008 à 2018. Feto único, gravidez sem intercorrências porém com necessidade de alteração e acompanhamento do imunossupressor. Houve benefícios psicológicos em se tratando da concretização de um desejo, porém foi observado falha na adesão ao tratamento medicamentoso o que relacionaram ao aumento das atribuições.

Discussão e Conclusões

Conhecer as experiências vivenciadas por essas mulheres pode contribuir para a melhoria da assistência após o transplante, reforçar o vínculo junto à equipe de saúde e estimular o autocuidado da paciente.

Palavras Chave

Transplante hepático, Transplante cardíaco, gestação, adesão ao tratamento.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil

Autores

Adailza Machado Silva, Carolina Fatima Couto, Narjara Tamyres Pedrosa, Luciana Santos Floriano, Carolina Castro Borges, Camila Scatolin Moraes, Tiago Almeida Martins