Dados do Trabalho
Título
O impacto da hemocultura positiva em doadores falecidos nos resultados do transplante hepático
Introdução
Diante da escassez de órgãos para transplante, a segurança quanto ao uso de doadores bacterêmicos é discutida. Este estudo objetivou avaliar o impacto da hemocultura positiva em doadores falecidos nos resultados do transplante hepático (TH).
Material e Método
Foram revisados os dados clínicos e laboratoriais dos doadores e respectivos receptores submetidos a TH no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal entre 2014 e 2017, totalizando 233 TH. No momento da extração do enxerto, foi coletado um par de hemoculturas do doador. Os pacientes foram divididos retrospectivamente em dois grupos: hemocultura positiva e negativa. Foram analisados os resultados pós-operatórios, a mortalidade em 30 dias, a sobrevida do receptor e do enxerto. Considerou-se associação significativa se p<0,05.
Resultados
Os dois grupos foram homogêneos em relação às variáveis pré-operatórias. A mortalidade em 30 dias, as sobrevidas do receptor e do enxerto não diferiram significativamente entre os dois grupos. Os preditores independentes de falência do enxerto e de óbito do receptor foram o escore Child-Pugh maior ou igual a 10 (RR=2,44, p=0,006; e RR=2,79, p=0,004, respectivamente) e retransplante (RR=4,05 p=0,003; e RR=3,42, p=0,021, respectivamente).
Discussão e Conclusões
A hemocultura positiva no doador falecido não foi associada a resultados adversos pós-TH. Apenas o escore Child-Pugh maior ou igual 10 e retransplante foram considerados preditores independentes de menor sobrevida do enxerto e do receptor. Os resultados corroboram a literatura e sugerem o uso de doadores bacterêmicos como alternativa segura no contexto da escassez de órgãos.
Palavras Chave
transplante hepático;
doador falecido;
hemocultura positiva;
preditores;
sobrevida.
Área
FÍGADO - Registros/Resultados do Centro
Instituições
Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil
Autores
Mateus Feijó, Mayara Regina de Vasconcelos, Viviann Simões, Fenrnando Antibas Atik, Fabíola Fernandes Santos Castro, Gustavo Ferreira, Fernando Jorge, Luiz Gustavo Diaz, Priscila Brizolla de Campos, Natália Trevizoli, André Watanabe