Dados do Trabalho


Título

MONITORAMENTO DE INDICADORES DE EFICIÊNCIA NA ATIVIDADE DOAÇÃO-TRANSPLANTE DE TECIDOS: ESTUDO DAS TAXAS DE APROVEITAMENTO E DE PERDA DE TECIDOS OCULARES A PARTIR DOS DADOS DA CENTRAL NACIONAL DE TRANSPLANTES NO ANO DE 2018

Introdução

O monitoramento de indicadores na atividade doação-transplante é fundamental para orientar a avaliação de resultados e nortear a correção de fragilidades.
A eficiência nesse processo pode ser analisada pela relação entre insumos ofertados (tecidos doados, por ex.) e produtos gerados a partir daqueles (transplantes e outras terapias), permitindo reflexões quanto às razões que impediram o alcance do propósito final.
Assim, objetivou-se levantar os indicadores de taxa de aproveitamento e taxa de perda de tecidos oculares ofertados pelas Centrais Estaduais de Transplantes (CETs) à Central Nacional de Transplantes (CNT) em 2018.

Material e Método

Estudo descritivo, retrospectivo, a partir dos registros da CNT em 2018, quanto à taxa de aproveitamento de tecidos oculares (ofertas das CETs à CNT que culminaram em transplantes ou outra terapia com córneas tectônicas e escleras) e à taxa de perda de tecidos oculares (aqueles que não foram transplantados ou sem aceitação pelas CETs).

Resultados

Foram ofertados 2.018 tecidos oculares pelas CETs à CNT em 2018 (93% córneas ópticas, 5,6% córneas tectônicas e 1,4% escleras). Desses, 230 (11,4%) foram recusados pelas CETs e cancelados pela CNT. As CETs aceitaram 1.788, dos quais 1.534 (76%) chegaram ao transplante, 187 (9,3%) foram descartados e 67 (3,3%) ainda prescindem da notificação formal. Assim, em 2018, a taxa de aproveitamento de tecidos oculares foi de 76%, com taxa de perda de 24%.

Discussão e Conclusões

Os dados apontam para um contexto de eficiência na atividade, notadamente em razão do prazo estendido para manejo e distribuição dos tecidos em estudo. Ainda assim, sinaliza-se a necessidade de aprimoramento continuado por meio da gestão do processo com correção das ineficiências, especialmente daquelas de caráter evitável e modificável.

Palavras Chave

tecidos oculares, córneas, ofertas, taxas

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

MINISTÉRIO DA SAÚDE - Distrito Federal - Brasil

Autores

ELISÂNGELA CÉSAR DOS SANTOS ANJOS, RENATA VIVEIROS VIEIRA PIREDDA, EDILAMAR BARBOSA RODRIGUES, PATRÍCIA GONÇALVES FREIRE