Dados do Trabalho
Título
A Visita Domiciliar no Pós transplante Cardíaco: Um Instrumental do Serviço Social
Introdução
A visita domiciliar constitui-se na dimensão técnico-operativo e teórico-metodológico da intervenção profissional do Assistente Social no acompanhamento pós-transplante cardíaco. O uso da visita domiciliar como instrumento de trabalho, historicamente de forma coercitiva, assume uma nova dimensão no projeto profissional hegemônico na atualidade, que permite apreender os processos decorrentes dos determinantes e condicionantes sociais em saúde.
Material e Método
Estudo descritivo do tipo relato de experiência da atuação do Serviço Social na visita domiciliar pós-transplante cardíaco em um Centro Transplantador do Distrito Federal - DF.
Resultados
A partir da análise de instrumental e literatura complementar, foram identificadas cinco categorias que podem contribuir para atuação e intervenção profissional do Assistente Social na visita domiciliar. Das categorias encontradas, Educação em Saúde, Apreensão da realidade, Singularidade no tratamento, Acessibilidade e Articulação das Políticas Públicas, refletem a dimensão ético-política do Serviço Social.
Discussão e Conclusões
O modelo de visita domiciliar utilizado como instrumento de controle sobre a população e de caráter fiscalizatório é superado a partir do desenvolvimento de ações interventivas em articulação com as cinco categorias (Educação em Saúde, Apreensão da realidade, Singularidade no tratamento, Acessibilidade e Articulação das Políticas Públicas), que visam uma abordagem com centralidade no paciente e grupo familiar, articulado ao contexto social, materializando a perspectiva emancipatória e na construção de respostas para as refrações das questões sociais dentro do processo de cuidado no pós-transplante cardíaco.
Palavras Chave
Visita Domiciliar, Serviço Social, Transplante Cardíaco.
Área
MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social
Instituições
Instituto de Cardiologia do DF - Distrito Federal - Brasil
Autores
Débora Silva de Freitas, Thayná Rani Oliveira Silva, Lilian de Oliveira Argôlo Vaz, Damares Cintia Santos, Solange Júlia Silva Steytler