Dados do Trabalho


Título

Fasceíte necrotizante nasal em paciente transplantada de rim: relato de caso

Introdução

O uso de imunossupressores no transplante renal está associado às infecções oportunistas; a fasceíte necrotizante se destaca por sua gravidade.

Material e Método

Descreveremos o caso de uma transplantada renal há 25 meses, que apresentou fasceíte necrotizante em região nasal.

Resultados

Paciente de 18 anos, feminino, em uso de prednisona, micofenolato sódico (MFS), tacrolimo. Admitida com lesão nasal acneiforme há 8 dias, que evoluiu necrose após 4 dias. Apresentava área necrótica em ponta nasal, com extensão para região de septo e asa nasal esquerda, com halo eritematoso sobreposto, dolorosa à palpação. Tinha febre, náuseas, diarreia e pancitopenia o que levou à suspensão do MFS. Foi tratada com cefepime e vancomicina. A nasofibroscopia não mostrou acometimento de septo nasal e faringe. Foi realizada biópsia da lesão. A pesquisa de fungo foi negativa. A biópsia e hemocultura evidenciaram crescimento de Pseudomonas aeruginosa sensível à ciprofloxacina (fez uso de 14 dias de ciprofloxacina). O anatomopatológico foi compatível com fasceíte necrotizante, sem acometimento de vasos. Após delimitação, realizou-se desbridamento da área necrótica com boa evolução clínica, restando áreas cicatriciais com programação de cirurgia plástica para correção estética.

Discussão e Conclusões

Fasceíte necrotizante é uma infecção dos tecidos moles profundos que resulta na destruição progressiva da fáscia muscular e da gordura subcutânea suprajacente e está associada a altos índices de morbimortalidade. Pode ser dividida em duas categorias: polimicrobiana e monomicrobiana. São escassos os relatos da literatura sobre fasceíte necrotizante por Pseudomonas sp. Concluímos que o reconhecimento clínico precoce e antibioticoterapia efetiva são essenciais para o desfecho favorável, como neste caso.

Palavras Chave

Transplante renal, fasceíte necrotizante

Área

INFECÇÃO - Bactéria - Rim

Instituições

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP - São Paulo - Brasil, Hospital das Clínicas da FMRP-USP - São Paulo - Brasil

Autores

Gabriella Lucio Calazans Duarte, Barbhara Thais Maciel Pontes, Cícero Faustino Ferreira, Felipe Seabra Costa Cunha, Valmir Aparecido Muglia, Maria Estela Papini Nardin, Tânia Marisa Pisi Garcia, Miguel Moyses-Neto, Elen Almeida Romao