Dados do Trabalho


Título

Comparação da idade de potenciais doadores com a quantidade de exames complementares realizados para a determinação do diagnóstico de morte encefálica

Introdução

A determinação da morte encefálica (ME) ocorre através de dois testes clínicos, teste de apneia e exame complementar (EC). Percebe-se na prática, a necessidade de realizar mais de um EC para definição da ME. O objetivo deste estudo foi comparar a idade com a quantidade de EC para conclusão do diagnóstico de ME em potenciais doadores de órgãos (PD).

Material e Método

Estudo retrospectivo com abordagem quantitativa. A amostra foi composta pelas notificações de ME as quais foram realizadas pelo menos um EC dos anos 2016, 2017 e 2018. Os dados são provenientes de uma Organização de Procura de Órgãos sediada em um hospital da região sul do Brasil. Foram divididos em dois grupos: A - diagnóstico de ME concluídos com um EC e B- concluídos com dois ou mais EC. Para comparação entre os grupos foi utilizada estatística descritiva e Teste t de Student. Para critério de decisão estatística adotou-se uma significância de 5%.

Resultados

Foram incluídas no estudo 376 notificações de ME, onde 290 (77%) formaram o grupo A e 86 (23%) o grupo B. A mediana de idade do grupo A foi de 54 anos (± 18,96) , já no grupo B foi de 51 anos (± 19,08). A principal causa de morte foi o acidente vascular cerebral, totalizando 243 (65%) em ambos grupos. Do total da amostra, foi realizado Doppler Transcraniano em 250 (66%) potenciais doadores e, em 126 (34%) foram aplicados outros métodos de EC. Na comparação da mediana da idade e a quantidade de EC entre os grupos, não houve diferença significativa (p=0,375).

Discussão e Conclusões

Observa-se uma taxa considerável de PD com necessidade de repetição de EC para conclusão do diagnóstico de ME. A mediana de idade do grupo A foi ligeiramente maior em relação ao grupo B. Conclui-se que a idade dos PD não está relacionada com o número de EC para conclusão do diagnóstico de ME

Palavras Chave

Morte Encefálica; Exame Neurológico

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Hospital São Lucas da PUCRS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Dagoberto França Rocha, Luciana Maria Caccavo Miguel, Daiana Saute Kochhann