Dados do Trabalho


Título

Dose única de globulina anti-timócitos em receptores de transplante renal: avaliação e desfechos iniciais

Introdução

Avaliar em pacientes transplantados renais a efetividade clínica e o efeito imunomodulador sobre os linfócitos TCD3+ com o uso de dose única de 3mg/kg de globulina anti-timocitária.

Material e Método

Estudo de coorte prospectivo, não controlado, realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre no período de outubro de 2018 a março de 2019. Pacientes de risco imunológico padrão, receberam uma única dose (3 mg/kg) de globulina anti-timocitária associada a terapia tríplice padrão (tacrolimo, micofenolato sódico e corticosteroide). Foram incluídos: receptores maiores de 18 anos, de doador falecido, com reatividade contra painel calculada (cPRA) <50% em classe I e II, sem anticorpos anti-HLA do doador (DSA), com prova cruzada negativa para linfócitos T por citometria de fluxo. Contagem sequencial de linfócitos TCD3+ foram realizadas diariamente até esses linfócitos fossem superiores a 20 células/uL em duas determinações consecutivas.

Resultados

Foram incluídos 39 pacientes, 64% homens, 87% brancos, com média de idade de 46,35 ± 15 anos. A doença de base predominante foi de etiologia indeterminada em 30,76%. Vinte (51,28%) pacientes apresentaram disfunção inicial do enxerto. Um receptor (2,56%) apresentou alterações borderline em biópsia de indicação/vigilância. Vinte e nove pacientes foram monitorizados para quantificação de linfócitos TCD3+ entre eles 26 (89,65%) obtiveram modulação (quantificação menor de 20/microlitro) e o tempo desta modulação variou de 0 a 8 dias, com mediana de 2 dias.

Discussão e Conclusões

Esses resultados preliminares sugerem boa efetividade terapêutica dessa estratégia de imunossupressão. Aumento no tamanho da amostra e maior tempo de seguimento poderão justificar um estudo controlado.

Palavras Chave

Transplante Renal, Timoglobulina, Globulina Anti-timocitária, Imunossupressão, Imunomodulação

Área

RIM - Imunossupressão

Instituições

Hospital de Clinicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Fabiani Palagi Machado, Gabrielli Zanotto Oliveira, Samile Sallaberry Echeverria Silveira, Alessandra Rosa Vicari, Luiz Felipe Santos Gonçalves, Andrea Carla Bauer, Roberto Ceratti Manfro