Dados do Trabalho


Título

Avaliação de desfechos clínicos do receptor de transplante renal relacionada a análise microbiológica do líquido de preservação de órgãos

Introdução

Determinar a prevalência de positividade do exame microbiológico do líquido de preservação (LP) de rins transplantados em hospital terciário; caracterizar os germes mais prevalentes e avaliar a incidência de infecções pós-transplante (TX).

Material e Método

Estudo de coorte retrospectivo, que incluiu receptores de rim transplantado de abril de 2016 até março de 2018. A coleta era realizada no momento do implante, armazenada em frasco de hemocultura e encaminhada ao laboratório de microbiologia.

Resultados

Foram incluídos 258 pacientes, 60,9% homens, 82,2% brancos, com idade média de 52,02 ± 12,69 anos. Nos doadores, a idade média foi de 42,52 ± 17,79, causa de óbito mais prevalente foi acidente vascular hemorrágico/isquêmico (48,8%). Desses, 58,8% usaram antibiótico, 18,2% apresentaram febre e 5,8% possuíam germe isolado em cultura. O exame microbiológico do LP foi positivo em 72,1%, com os seguintes germes: Estafilococos coagulase negativo (66,3%), Estafilococos aureus (6%), Enterococo (3,3%), Klebsiela pneumoniae (3,3%). A prevalência de infecções no 1° mês pós-TX foi de 42,2%, sendo 74% delas do trato urinário (ITU) por Escherichia coli (12,5%). Do 2° ao 6° mês, a prevalência de ITU foi de 16,3%, sendo a Klebsiela pneumonia isolada em 25,6% dos casos.

Discussão e Conclusões

Observamos alta prevalência de positividade no exame microbiológico do LP bem como alta prevalência de infeções no 1° mês pós-Tx. Análises posteriores serão realizadas para avaliar a associação de cultura positiva do LP com desfechos clínicos do receptor (infecções, resistência antimicrobiana, função do enxerto, entre outras). Entender o papel da positividade microbiológica do LP é de fundamental importância para definirmos estratégias de manejo destas situações.

Palavras Chave

Transplante renal, Infecção, Líquido de preservação

Área

INFECÇÃO - Bactéria - Rim

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Fabiani Palagi Machado, Joel Junio Chaves, Alessandra Rosa Vicari, Roberto Ceratti Manfro, Andrea Carla Bauer