Dados do Trabalho


Título

Óbito e Captação de tecido em domicílio

Introdução

A assistência domiciliar (AD) é uma opção assistencial que permite três formas de atendimento: preventiva, que busca evitar o adoecimento ou mesmo o agravamento de doenças já existentes, terapêutica, quando o tratamento é oferecido até receber a alta médica, e paliativa, que proporciona tratamento para pessoas com patologias sem perspectiva de cura visando melhor qualidade de vida(1).
Dentro desta última modalidade, descobrimos poder ir além do conforto e qualidade no fim de vida dos indivíduos, contribuindo também para realização de sonhos, fortalecendo o luto familiar, o engajamento e a compreensão de finitude pela equipe, e contribuindo para a sociedade como um todo, através da doação de córneas. Tudo dentro do domicílio.

Material e Método

Pacientes em CP em finitude de vida, e seus familiares, sensibilizados sobre a possibilidade de doação. Sensibilização e capacitação das equipes de AD no processo, desde o entendimento da finitude, comunicação, comunicação de más notícias, aplicação de entrevistas e triagem de doadores. Eis a nossa receita.

Resultados

Após introdução do tema durante o período de assistência - num sentimento que fortaleceu aos pacientes, bem como às famílias, durante o fim de vida, após o óbito, demos seguimento à entrevista com os familiares para confirmação de doação de tecidos, seguindo pactuação com a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO).

Discussão e Conclusões

Após aceite/concordância, as doações das córneas foram efetivadas nos próprios domicílios, incluindo o processo de enucleação. Esses casos de doação e captação em domicilio tem ainda, em suas características, o ineditismo, tendo sido os primeiros e, até o momento, únicos casos registrados no Brasil, abrindo, assim, um campo ampliado de ação para a minimização das nossas longas filas de espera.

Palavras Chave

córnea, domicílio

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

HMVJS - SPDM - São Paulo - Brasil

Autores

Paula Gan Rossi, Ana Paula Mansano