Dados do Trabalho


Título

Atividade do Farmacêutico Clínico na equipe do Transplante Renal no Hospital de Clínicas de Porto Alegre: Orientação farmacêutica e Conciliação Medicamentosa no momento da alta hospitalar

Introdução

O Farmacêutico Clínico (FC) realiza a Conciliação Medicamentosa na Transição do Cuidado (CMTC) e a orientação farmacêutica (OF) na alta hospitalar, entre outras atividades. Na hospitalização, os regimes terapêuticos sofrem alterações e a CMTC é fundamental para prevenir erros de medicamentos e eventos adversos. A proposta é a revisão do regime terapêutico pelo FC e realização da intervenção farmacêutica (IF) junto à equipe médica, caso necessário. Objetivo do nosso trabalho foi descrever e analisar a CMTC e a OF na alta hospitalar de pacientes transplantados renais no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Material e Método

Estudo observacional, descritivo e retrospectivo, que utilizou como base os registros das OF e CMTC realizadas, no período de maio/2017 a abril/2018.

Resultados

No período do estudo, receberam OF 181 pacientes, sendo 11 reorientados em mais de um momento. O número de OF na alta hospitalar e CMTC foram 192. Foram avaliados 2151 medicamentos prescritos na alta hospitalar. Cada paciente avaliado recebeu alta hospitalar com uma média de 11 medicamentos. Na avaliação destes medicamentos foram encontradas 2 discrepâncias medicamentosas (DM) para 2 pacientes diferentes. Essas DM foram classificadas como necessidade e os medicamentos omeprazol e ácido acetilsalicílico foram incluídos na prescrição de alta hospitalar (100% de adesão) pela equipe médica.

Discussão e Conclusões

Esse estudo corrobora com dados da literatura, os quais demonstram que a revisão do regime medicamentoso na alta hospitalar de pacientes transplantados renais pelo FC pode estar diretamente relacionada com o decréscimo de DM e a queda de eventos adversos relacionados a medicamentos. A OF e CMTC na alta hospitalar auxiliam na segurança do paciente e na qualidade do serviço prestado.

Palavras Chave

Transplante renal, farmácia clínica, conciliação

Área

MULTIDISCIPLINAR - Farmácia

Instituições

Hospital de Clinicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Paola Hoff Alves, Juliana da Silva Winter, Giordano Avancini Solé, Sergio Renato Bandeira Moura Junior, Yakime de Brito Adriao