Dados do Trabalho


Título

Histoplasmose após transplante renal: casuística de um hospital-escola do estado de São Paulo

Introdução

Histoplasmose é uma micose em que a maioria dos pacientes fica assintomática, porém transplantados de órgãos sólidos tem alto risco de desenvolver doença sistêmica.

Material e Método

Estudo transversal, retrospectivo.

Resultados

Foram transplantados 511 pacientes entre 2010 e 2019. Seis (1,17%) apresentaram histoplasmose (todos do sexo masculino, média de idade de 49,6 anos, 5 deles após 2 anos do transplante), diagnosticados por contraimunoeletroforese, biópsia, cultura, tomografia ou ressonância. Desses pacientes, dois se manifestaram no trato respiratório e pele (seios da face e pulmão), um exclusivamente em laringe e pulmão, um no cerebelo, um na medula óssea (como neutropenia) e outro articular. Não houve óbitos, três evoluíram para cura (tratamento com anfotericina e manutenção com fluconazol) e os demais ainda estão em tratamento.

Discussão e Conclusões

Pacientes imunossuprimidos podem manifestar a histoplasmose por sintomas constitucionais e específicos do órgão acometido (trato respiratório em mais de 80% dos casos), geralmente precoces (até dois anos após o transplante), de evolução rápida e às vezes atípica (com choque, falência orgânica e óbito) se não tratada rapidamente. Este estudo mostrou que a maioria dos pacientes com diagnóstico de histoplasmose apresentou evolução crônica e não fatal, enfatizando que é necessário considerá-la como diagnóstico diferencial em quadros respiratórios, cutâneos e febris em transplantados renais, e que o diagnóstico precoce é importante para a boa evolução do paciente.

Palavras Chave

Histoplasmose; transplante renal

Área

INFECÇÃO - Outros - Rim

Instituições

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Hospital das Clínicas da FMRP-USP - São Paulo - Brasil

Autores

Cícero Faustino Ferreira, Carlos Augusto Pereira de Almeida, Gabriella Lucio Calazans Duarte, Maria Fernanda Ali Mere, Alessandro Xavier Donatti, Tânia Marisa Pisi Garcia, Maria Estela Papini Nardin, Miguel Moyses-Neto, Elen Almeida Romao