Dados do Trabalho


Título

COMPLICAÇÕES COMO CAUSAS DE REINTERNAÇÕES NO PRIMEIRO ANO PÓS-TRANSPLANTE RENAL

Introdução

Esse artigo é um recorte da dissertação de mestrado apresentado em outubro 2018. O Transplante renal é uma das modalidades de tratamento para os pacientes portadores da doença renal crônica (DRC), que representa a melhor qualidade de vida e também esperança para os que não têm mais condições de acesso vascular e peritoneal. É um estudo quantitativo retrospectivo, com objetivos de conhecer as complicações que levaram os pacientes a se reinternarem no primeiro ano pós-transplante e elaborar estratégias educativas para reduzi-las.

Material e Método

Realizado no Hospital Geral de Fortaleza. A amostra constou de 183 pacientes transplantados renais com doador falecido (DF), de ambos os sexos e idade maior de 18 anos. Os critérios ter realizado transplante renal DF, no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2016, e ter sido acompanhado no ambulatório do HGF no primeiro ano pós-transplante. Os dados foram coletados nos prontuários e fichas de acompanhamento, no período de agosto a dezembro de 2017..

Resultados

Dos 183 pacientes, 57 se reinternaram, 29 por disfunção do enxerto, 12 por infecção trato urinário (ITU), 5 por diabetes mellitus (DM) descompensada, 4 por infecção da ferida operatória, 3 por dor abdominal a esclarecer, 3 por trombos venosa profunda (TVP) e 2 por infecção por citomegalovírus (CMV)

Discussão e Conclusões

Os resultados foram comparados e concluindo que estão de acordo com os autores. Tizo (2015), Lucena (2013), Sousa, Galante, Barbosa e Pestana (2010), Mamede (2000), Pereira (2007), Costa (2012) e Manfro (2011). O produto final foi a elaboração de uma cartilha educativa.

Palavras Chave

Transplante renal. Complicações pós-transplantes. Educação de enfermagem.

Área

RIM - Complicações

Instituições

Hospital Geral de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

FATIMA LUCIA OLIVEIRA, RAFAEL FERRREIRA SILVA, SHEILA MARCIA FONTENELE