Dados do Trabalho


Título

EFEITO DOS ATENDIMENTOS DE FISIOTERAPIA SOBRE A FORÇA MUSCULAR DE PACIENTES SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE HEPÁTICO

Introdução

A doença hepática crônica resulta em perda funcional, causando diminuição de massa e função muscular e assim, redução da capacidade funcional. A avaliação da força muscular em pacientes submetidos ao transplante hepático permite verificar o efeito da reabilitação nesses pacientes.
Objetivo: Verificar o efeito da fisioterapia sobre a força muscular em pacientes submetidos ao transplante hepático na unidade de internação em um Hospital de referência do Brasil.

Material e Método

Estudo antes e depois, descritivo, realizado no período de março de 2017 a dezembro de 2018, no Hospital Dom Vicente Scherer do Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre, Rio Grande do Sul Brasil. Foram incluídos todos os pacientes que realizaram transplante hepático e que realizaram fisioterapia convencional de acordo com o protocolo institucional. A força muscular periférica dos pacientes foi avaliada através do escore do Medical Research Council (MRC) no primeiro atendimento de fisioterapia na Unidade de Internação e no dia da alta hospitalar.

Resultados

Foram incluídos 98 pacientes, com idade média de +/- 59 anos, todos submetidos ao transplante hepático, que realizaram no mínimo 1x por dia fisioterapia respiratória e motora na unidade de internação que foi em média de 17 dias. Verificou-se um ganho de força muscular periférica significativa (54,9 +\- 7,2 x 58,9 +\- 3,2), com p<0,001, d de Cohen= 0,634 e poder = 99% nos pacientes avaliados.

Discussão e Conclusões

Conclui-se com os resultados que a fisioterapia em pacientes transplantados hepáticos na unidade de internação aumenta a força muscular, resultando em melhora funcional nos pacientes após a alta hospitalar.

Palavras Chave

Transplante hepático, fisioterapia, força muscular, MRC

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Alexandra Torres de Carvalho, Alexandra Demarco, Rodrigo Della Mea Plentz, Daniel Felber, Bruna Maria Valsoler, Alana Nunes, Juliane Hochnadel, Priscilla Puhl, Rosangela Domingues Melo, Nathalia Nogueira, Renata Medeiros, Bruna Muller Leão