Dados do Trabalho
Título
ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO E SOBREVIDA DO TRANSPLANTE HEPATICA EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO
Introdução
Introdução
O transplante hepático (TH) é um procedimento bem estabelecido no tratamento da insuficiência hepática aguda ou crônica. Sobrevida em um ano superior a 90 % é descrita em grandes centros internacionais.
Material e Método
Trata-se de um estudo retrospectivo com analise dos dados dos prontuários de pacientes transplantados no período de 2016 a 2018 em um hospital terciário privado. Dados epidemiológicos e clínicos foram considerados, como gênero, ABO, idade, etiologia da doença hepática, MELD e região de origem. Para análise de sobrevida, foi utilizado o teste de Kaplan-Meir.
Resultados
Neste período, foram realizados 329 TH, sendo 232(70,5%) homens e 97(29,5%) mulheres, com idade média de 52 anos (variando de 7 a 73). A maioria dos pacientes transplantados era da região Nordeste (67%), sendo 140 do Ceará (42,55% do total). A patologia pré-operatória predominante foi a cirrose hepática alcóolica (28%) seguida por cirrose virus C (21.8%).
A média calculada do escore MELD foi 18.2. 169 pacientes (51,36% do total) foram contemplados com situação especial, sendo a maioria por CHC (105 casos = 62,13%) e ascite refratária (43 casos = 25,44%). A sobrevida dos pacientes em 1 ano de pós-operatório foi de 88,43%.
Discussão e Conclusões
A sobrevida de um ano superior a 88% reflete a experiência de uma equipe que já realizou cerca de 1700 TH associada a adequada estrutura de um hospital terciário. Mais de 50% dos TH, foram realizados em pacientes com situação de exceção ao MELD, principalmente por CHC, justificando a média não elevada desse escore. A maioria dos pacientes transplantados procediam de outros Estados das regiões Nordeste e Norte, evidenciando a referência do serviço. A curva de sobrevida ficou bem acima da média divulgada pelo Registro Brasileiro de Transplantes da ABTO.
Palavras Chave
SOBREVIDA
TRANSPLANTE HEPATICO
EPIDEMILOGIA
Área
FÍGADO - Registros/Resultados do Centro
Instituições
HOSPITAL SAO CARLOS - Ceará - Brasil
Autores
JOSE HUYGENS PARENTE GARCIA, JOSE FRANCISCO REGO SILVA FILHO, MICHELLY CARNEIRO COLLYER, GUSTAVO REGO COELHO, AMAURY DE CASTRO SILVA FILHO, BARTOLOMEU ALVES FEITOSA NETO, PAULO EVERTON GARCIA COSTA, MARCOS AURELIO PESSOA BARROS, DENISSA FERREIRA GOMES MESQUITA, JOAO BATISTA MARINHO VASCONCELOS