Dados do Trabalho


Título

Principais Causas de Óbito em Doadores de Córneas no Estado do Amazonas

Introdução

O Estado do Amazonas iniciou a doação de córneas em 2004 com a criação do Banco de Olhos. Essas doações ocorrem nos principais Prontos Socorros com Comissões Intra-hospitalares de doação de órgãos e tecidos para transplantes – CIHDOTT e no Instituto Médico Legal – IML de Manaus. Várias são as causas de óbitos dos doadores de córneas. Assim, despertou-se o interesse em analisar as principais causas de óbito nos doadores de córnea do Estado do Amazonas, afim de traçar um perfil e características desse doador.

Material e Método

Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo e retrospectivo embasado na análise das doações de córneas no período de 2017 a 2018, coletadas das estatísticas anuais da Central de Transplante do Amazonas (CET-AM) e da plataforma do Sistema de Informações Gerenciais – SIG, bem como na busca dos prontuários destes doadores, considerando as variáveis: Causas de óbito, idade e sexo.

Resultados

O estudo foi pautado no total de doações de córneas dos anos de 2017 a 2018, sendo 215 doações em 2017 e 232 em 2018, totalizando 447 doadores de córneas. Destes doadores 246 foram por Ferimento por Arma de Fogo (FAF), correspondendo a 55,0 %; por Outras Causas foram 54 (12,1%) e por Acidente de Transito foram 46 (10,2). Quanto a faixa etária a predominância foi de 18 a 34 anos, correspondendo a 310 doadores (69,3%). Em relação a variável sexo, predominou o masculino com 385 doadores (86,1%) e o feminino com 62 doadores (13,9%).

Discussão e Conclusões

Conclui-se que os doadores de córneas do Amazonas são homens jovens, com idade entre 18 a 34 anos tendo como principal causa do óbito Ferimentos por Arma de Fogo–FAF, indicando que as córneas são de boa qualidade, sobre a causa dos óbitos sugere-se o fortalecimento das ações de segurança pública.

Palavras Chave

doação de tecidos e órgãos, transplante.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

CENTRAL DE TRANSPLANTE DO AMAZONAS - Amazonas - Brasil

Autores

LENY NASCIMENTO MOTTA PASSOS, FRANCISCA FELIX ROCHA, GECILENE SEIXAS NASCIMENTO CASTELO BRANCO, MARIA GLENY BARBOSA SOARES, ANDREA CARLA ROCHA ALEXANDRE, NEICY ARRAES SUWA, DERLI ALBUQUERQUE FERNANDES, RAQUEL NASCIMENTO FREITAS, ALESSANDRA PINHEIRO VIDAL, LAILLA MELISSA CASTRO PINHEIRO BARBOSA, GEOVANI BARBOSA MARTINS