Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico e tratamento de neoplasia de próstata em 30 anos de transplante renal

Introdução

As neoplasias são uma das principais causas de mortalidade tardia em pacientes transplantados. Algumas neoplasias como cutâneas não-melanoma e sarcoma de Kaposi têm risco bastante elevado, mas as neoplasias de próstata não tem uma relação bem definida.

Material e Método

O objetivo deste estudo é identificar todos os pacientes com neoplasia de próstata em coorte de pacientes transplantados renais, incluindo avaliação de risco, tempo para diagnóstico e tratamentos realizados. Foi realizado estudo prospectivo em pacientes que receberam transplante renal em uma única instituição de referência entre os anos de 1987 e 2017. Foram incluídos todos os pacientes acima de 40anos de idade no momento do transplante e que tiveram diagnóstico de neoplasia de próstata confirmada por biopsia no seguimento.

Resultados

De um total de 942 homens, foram diagnosticados 15 pacientes com neoplasia de próstata, resultando em incidência estimada de 1,59%. A idade média no transplante foi 52 (±10) anos, o tempo médio de diálise 55 (±27) meses e o tempo médio entre transplante e diagnóstico foi 98 (± 79 ) meses. O valor médio de PSA ao diagnóstico foi 6,83 (±2,98) e o escore de Gleason mais comum foi 3+3 em 46% dos pacientes, seguido por 3+4 em um 33% e um caso 5+5. O tratamento mais comum foi prostatectomia radical (em 46%), radioterapia exclusiva em 26% e seguimento vigiado em 20%

Discussão e Conclusões

A incidência estimada pelo Instituto Nacional do Câncer para a população geral na mesma localização esta em torno de 0.06% desta forma observou-se uma incidência aproximadamente 26 vezes maior nos pacientes transplantados enquanto a distribuição segundo classificação de risco foi semelhante a população geral.

Palavras Chave

transplante renal; neoplasia de próstata; neoplasia de novo; complicações

Área

RIM - Complicações

Instituições

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

Lucas Mira Gon, Willian Nishiwaki Alves, Marilda Mazzali, Marcelo Lopes Lima