Dados do Trabalho


Título

Implantação e Certificação do Selo ISO 9001:2015 no Banco de Tecidos Humanos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP

Introdução

O Sistema de Gestão da Qualidade pode ser entendido como uma tecnologia gerencial, aplicada para garantia da qualidade de processos e produtos de uma determinada organização. Sendo assim, a certificação por meio da norma ISO 9001:2015 auxilia organizações que queiram desenvolver, implementar e manter sistemas de gestão da qualidade para possibilitar melhorias dos processos e avaliações, a fim de atender às necessidades de seus clientes. Objetivo: Implantar e certificar o Banco de Tecidos Humanos HCFMRP-USP com o selo de gestão da qualidade ISO 9001:2015.

Material e Método

Durante o ano de 2018 o Banco de Tecidos Humanos em parceria com o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, recebeu consultorias da empresa PRIMEMODE. As consultorias consistiram em visitas do Sr. Mitsuhisa Shoji, que apresentou os processos aos funcionários do Banco, capacitando-os com esclarecimentos sobre a aplicabilidade de todos os itens da norma.

Resultados

Em março de 2019 o Banco de Tecidos recebeu a visita de auditoria sendo certificado com o Selo ISO 9001:2015, pela Fundação Vanzolini.

Discussão e Conclusões

O Banco de Tecidos tem por finalidade fornecer tecidos humanos para transplantes e pesquisas, provenientes de doadores de órgãos. Conta como uma estrutura física complexa dentro dos padrões sanitários e legais exigidos e, além disso, agora possui o selo de gestão da qualidade. Tal documento garante a organização dos processos e o alto padrão de qualidade e inocuidade dos produtos fornecidos.

Palavras Chave

banco de tecidos; sistema de gestão da qualidade; ISO 9001:2015; Certificação

Área

TECIDOS - Ossos

Instituições

Banco de Tecidos Humanos HCFMRP-USP - São Paulo - Brasil, PRIMEMODE - Consultoria e Assessoria - São Paulo - Brasil

Autores

Carlos Alexandre Curylofo Corsi, Kátia Carmen Gabriel Scarpelini, Rodolfo Leandro Bento, Mitsuhisa Shoji , Luís Gustavo Gazoni Martins