Dados do Trabalho
Título
Educação continuada junto a equipe do transplante hepático: uso do ROLE PLAYING
Introdução
A assistência da equipe de saúde frente as necessidades de cuidado do paciente submetido ao transplante hepático exige dos profissionais de saúde conhecimento, habilidades práticas, tomada de decisão rápida e raciocínio clínico, em especial no pós-operatório imediato e mediato nas unidades de terapia intensiva e clínica cirúrgica. Objetivo: Apresentar o desenvolvimento de educação continuada in loco por meio do Role Playing junto a profissionais que atuam no cuidado a paciente submetido ao transplante hepático.
Material e Método
Para condução das capacitações, três etapas foram necessárias: 1° Diagnóstico das necessidades da equipe; 2° Organização do cronograma e preparação das capacitações; 3° Desenvolvimento das capacitações.
Resultados
1° Diagnóstico das necessidades da equipe: necessidades de compreender a logística do transplante (85%); Compreender a gestão do preparo pré-operatório (76%); Identificar as principais intercorrências e complicações do transplante, bem como os cuidados prioritários (92%); Interações, efeitos colaterais e risco dos imunossupressores (87%); Desenvolvimento de diabetes no transplante (65%). 2° Organização do cronograma e preparação das capacitações: As capacitações são realizadas na própria unidade uma hora por semana em todos os turnos. 3° Desenvolvimento das capacitações: foram desenvolvidos até o momento quatro temas, participaram 68 profissionais, 17 enfermeiros e 51 técnicos de enfermagem.
Discussão e Conclusões
As capacitações in loco se mostraram efetivas, rápidas, mas ao mesmo tempo com possibilidade de apresentar síntese de conteúdo quanto as principais necessidades da equipe. No que se refere a metodologia utilizada, esta foi se grande interesse e participação, visto que possibilitou a eles desenvolver a empatia em todas as atividades.
Palavras Chave
Transplante Hepático; Educação em Saúde.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório
Instituições
Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Autores
Neide da Silva Knihs, Laísa Fischer, Juliana Santos, Sibele Maria Schuantes Paim, Suyan Sens, Marisa da Silva Martins