Dados do Trabalho


Título

EFICÁCIA E SEGURANÇA DO TRATAMENTO PROLONGADO COM CINACALCETE EM HIPERPARATIREOIDISMO PERSISTENTE APÓS TRANSPLANTE RENAL: EXPERIÊNCIA CLÍNICA DE 3 ANOS

Introdução

O hiperparatireoidismo (HPT) secundário é uma complicação frequente na DRC e pode persistir em 20-50% dos pacientes após o transplante renal. Objetivo: : Avaliar o efeito do tratamento prolongado (36 meses) com cinacalcete em pacientes com HPT persistente.

Material e Método

Estudo coorte, centro único, incluindo 46 receptores de transplante renal > 18 anos, com HPT e hipercalcemia. Cinacalcete foi iniciado em presença de PTH elevado e cálcio sérico > 11 mg/dl. Acompanhamento de 3 anos.

Resultados

A maioria dos pacientes era homem (58%), branco (60%), idade 50 ± 11 anos, e diálise pré transplante por 67 ± 34 meses. Cinacalcete foi inciado 37 ± 40 meses pós transplante. Eficácia: A normalização da calcemia ocorreu após 6 meses, com queda progressiva até o mês 36 (11,3 ± 0,8 (t0); 10,1 ± 0,8 (M6); 9,4 ± 0,8 mg/dL (M36), p

Discussão e Conclusões

O tratamento com cinacalcete foi eficaz em uso prolongado, e os níveis séricos de PTH aproximaram-se do alvo terapêutico. A função renal preservada e a baixa incidência de falha terapêutica mostram a segurança desta terapêutica. O tratamento é limitado pela intolerância GI em alguns casos.

Palavras Chave

transplante renal, hiperparatireoidismo, PTH, cinacalcete, hipercalcemia

Área

RIM - Complicações

Instituições

Laboratório de Investigação em Transplante- Programa de Transplante Renal- FCM/HC UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIEL GIOLLO RIVELLI, MARCELO LOPES DE LIMA, MARILDA MAZZALI