Dados do Trabalho


Título

Cuidado farmacêutico : busca constante do serviço pelo paciente transplantado

Introdução

No pós- transplante hepático, a adesão à terapia imunossupressora é fundamental para que não haja a rejeição do enxerto. Os pacientes devem seguir uma rotina que requer cuidados específicos, uso de imunossupressores e outros medicamentos para doenças crônicas, requerendo um acompanhamento farmacêutico. A consulta farmacêutica é uma ferramenta importante para a adesão à farmacoterapia. Diante do exposto, o objetivo do estudo é demonstrar o número de pacientes com problemas relacionados aos medicamentos que buscaram o farmacêutico no ambulatório do transplante hepático de um hospital.

Material e Método

Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, descritivo e retrospectivo, realizado no ambulatório de transplante hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio, através da consulta farmacêutica, no período de outubro de 2018 a março de 2019. Os dados foram extraídos da ficha de seguimento farmacoterapêutico dos pacientes e sistema informatizado Master®.

Resultados

No período do estudo foram realizadas 259 consultas farmacêuticas, destas 64 correspondiam a pacientes que estavam até o terceiro mês pós transplante, e os demais superavam os três meses iniciais. Os dados mostram que 100% dos problemas relacionados aos medicamentos foram prevenidos ou resolvidos.

Discussão e Conclusões

Os resultados obtidos corroboram com os dados de outros estudos em que foi demonstrado que o farmacêutico foi capaz de prevenir e resolver resultados negativos relacionados à farmacoterapia. Assim conclui-se que o farmacêutico foi capaz de intervir melhorando a adesão e a gestão do autocuidado bem como implementou estratégias de uso racional de medicamentos, promoção à saúde, prevenção de agravos, proporcionando melhoria da qualidade da atenção ao transplantado.

Palavras Chave

consulta farmacêutica, transplante hepático e problema relacionado a medicamento.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Farmácia

Instituições

Hospital Universitário Walter Cantidio - Ceará - Brasil

Autores

Raquel da Silva Gomes, Katherine Xavier Bastos, Cinthya Cavalcante de Andrade, Francisca Miranda Lustosa