Dados do Trabalho


Título

COMPLICAÇÕES VASCULARES NO PRIMEIRO MÊS APÓS O TRANSPLANTE RENAL: CASUÍSTICA DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA

Introdução

As complicações vasculares (CV) são uma causa de transplantectomia renal precoce. Pretendeu-se determinar fatores preditivos de CV no primeiro mês após o transplante.

Material e Método

Este estudo incluiu 764 transplantes renais realizados entre Junho de 2011 e Junho de 2017. Aplicou-se uma regressão logística no estudo da relação entre variáveis independentes e a ocorrência de CV.

Resultados

Receptores do sexo masculino, a sua idade, o excesso de peso ou obesidade, história de transplante prévio ou comorbilidades como diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemia, doença arterial periférica ou antecedente de evento trombótico não foram fatores preditivos.
A idade do dador, o recurso a dador cadáver ou marginal não foram fatores preditivos nem a causa de morte do dador cadáver.
O transplante na fossa ilíaca esquerda, o uso de enxertos de rim direito ou com artérias múltiplas, a realização da cirurgia de madrugada, a necessidade de suporte tranfusional, a realização da anastomose venosa à veia ilíaca comum ou externa, o tempo isquémia fria, a pressão venosa central e a pressão arterial sistólica ou diastólica na desclampagem não foram fatores preditivos. O vaso no qual se executou a anastomose arterial foi um fator preditivo. Ao passo que a anastomose à artéria ilíaca externa foi fator de protecção (B=-1,816; p=0,038; Exp(B)=0,163 (0,029-0,906)), a sua realização à ilíaca comum foi fator de risco (B=2,277; p=0,011; Exp(B)=9,747 (1,676-56,685)). O tempo de cirurgia foi um fator preditivo, existindo uma relação directa com a ocorrência de CV (B=0,007; p=0,038; Exp(B)=1,007 (1,000-1,014)).

Discussão e Conclusões

O vaso ao qual se realizou a anastomose arterial foi um factor preditivo de CV. O aumento do tempo cirúrgico incrementou a probabilidade de CV.

Palavras Chave

transplante renal, complicações vasculares, primeiro mês

Área

RIM - Complicações

Instituições

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - - Portugal

Autores

Ana Catarina de Marinho Marinho, Pedro Simões, Carlos Alberto Bastos, António Roseiro, Belmiro Parada, Edgar Tavares da Silva, Edson Retroz, Francisco Rolo, Lorenzo Marconi, Pedro Moreira, Pedro Nunes, Vitor Dias, Arnaldo Figueiredo, Rui Alves