Dados do Trabalho


Título

Avaliação do conhecimento e uso inadvertido da vacina contra Febre Amarela pelos pacientes transplantados renais

Introdução

O uso da vacina de febre amarela (FA) tem contraindicação absoluta nos transplantados renais (TR), por ser uma vacina de vírus vivo atenuado. O estudo tem como proposta (i) estimar prevalência dos pacientes TR em seguimento em um serviço de transplante vacinados inadvertidamente contra a FA, (ii) avaliar a evolução desses pacientes e (iii) orientar os não vacinados a não se vacinarem.

Material e Método

Realizou-se um estudo transversal de contato telefônico com 200 pacientes TR em seguimento no serviço, selecionados a partir do maior risco de exposição à vacina de FA baseado nas políticas de vacinação adotadas pelo Estado, frente ao surto de FA no Brasil em 2017/2018. Aplicou-se o questionário com informações do uso prévio da vacina de FA pré ou pós-transplante. Se o paciente não tomou a vacina pós-transplante, foi orientado a não se vacinar; se recebeu a vacina pós-transplante, foi realizado um segundo questionário, para verificar possíveis eventos adversos potencialmente associados ao uso inadvertido da vacina. Para cada paciente, realizou-se até 3 tentativas de contato telefônico; caso o paciente não estivesse disponível em nenhuma delas, a tentativa de contato era encerrada.

Resultados

Foram realizados 116 contatos telefônicos com sucesso (58% sucesso). Verificou-se que houve 5 pacientes vacinados pré-transplante e 6 pós-transplante. Destes, apenas 1 reportou eventos adversos após ter recebido a vacina, referindo náusea; os outros se consideraram assintomáticos. 100% dos pacientes vacinados pós-transplante referiram desconhecer a contraindicação da vacina para a sua condição clínica, nos não vacinados, essa taxa era de 12.4%.

Discussão e Conclusões

Orientar o paciente TR quanto a contraindicação da vacina FA é importante para evitar uso inadvertido da vacina nessa população.

Palavras Chave

Vacina, febre amarela, transplante renal

Área

INFECÇÃO - Vírus - Rim

Instituições

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Lara Judith Cabral Miranda, Fabiana Agena, Ana Marli Sartori, Luiz Sérgio de Azevedo, Elias David-Neto, Ligia Camerda Pierrotti