Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO CKD EPI DE DOADORES VIVOS RENAIS, HIPERTENSOS, APÓS 1 ANO E 5 ANOS DA DOAÇÃO - EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE TRANSPLANTE RENAL DO HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN

Introdução

A restrita disponibilização de órgãos de doadores falecidos para transplante de órgãos sólidos tem promovido um constante estudo de aproveitamento de órgãos outrora considerados impróprios para transplante, dentre eles órgãos de hipertensos. Este estudo tem como objetivo avaliar a função renal nos doadores de rim, hipertensos na avaliação pré-doação , ao final do primeiro ano e do quinto ano após nefrectomia, e comparar tais resultados com doadores renais não hipertensos.

Material e Método

Foram avaliados retrospectivamente 397 doadores vivos de rim , de junho de 2002 a dezembro de 2014, participantes do Transplante Renal do HIAE através do Programa PROADI SUS. Foram diagnosticados 8 doadores hipertensos. Os resultados do CKD EPI ao final de 1 e de 5 anos foram avaliados e comparados com um grupo controle de 24 doadores renais vivos, não hipertensos, pareados para idade e submetidos à nefrectomia para doação no mesmo período.

Resultados

Os 8 doadores renais hipertensos apresentavam idade entre 45 e 69 anos x 42 a 65 anos entre os 24 doadores renais normotensos. A média +- DP do CKD EPI ao final do primeiro ano entre os doadores hipertensos foi de 56,53 +- 12,72 ml/min/1,73m2 x 66,57+- 11,87 ml/min/1,73m2 dos doadores normotensos, não havendo diferença estatisticamente significante entre eles (p= 0,27). Em relação ao quinto ano após a nefrectomia, também não houve diferença estatisticamente significante entre os CKD EPI (p=0,10).

Discussão e Conclusões

Doadores renais vivos hipertensos apresentam função renal semelhante aos doadores normotensos tanto ao final do primeiro ano como do quinto ano após a nefrectomia, o que permite a manutenção deste grupo especial de doadores, desde que bem acompanhados clinicamente.

Palavras Chave

doador vivo hipertenso
transplante renal
CKD EPI

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

ANA PAULA FERNANDES BERTOCCHI, ERIKA FERRAZ, ERIKA NAKA, EDUARDO TONATO, ROGERIO CHINEN, LUCIANA MELLO, MARCELINO DURÃO, PAULA BICALHO, LUCIO REQUIAO, ALVARO PACHECO-SILVA Fº