Dados do Trabalho


Título

Retenção urinária aguda no transplantado renal: impacto na função do enxerto

Introdução


A hiperplasia benigna da próstata é frequente em idosos com doença renal crónica. Embora seja assintomática porque o fluxo de urina diminui nos doentes com insuficiência renal crónica, pode tornar-se sintomática quando o fluxo de urina aumenta após o transplante renal.
Pretendeu-se identificar fatores preditivos de retenção urinária aguda após o tranplante renal e o impacto deste evento agudo na função renal aos 6 meses após o transplante.

Material e Método

Analisou-se retrospectivamente 303 homens submetidos a transplante renal entre janeiro de 2015 e dezembro de 2018. Foi aplicada uma regressão logística para identificar fatores preditivos de retenção urinária aguda. Recorreu-se ao teste de Mann-Whitney na comparação da taxa de filtração glomerular aos 6 meses após o transplante.

Resultados

Verificou-se que a obesidade, excesso de peso, diabetes mellitus, hipertensão arterial, doença arterial periférica, história de evento trombótico ou a causa de doença renal crónica (nefropatia diabética, malformação congénita do tracto urinário) não foram fatores preditivos. O diagnóstico prévio de hiperplasia benigna da próstata, bem como a toma de α-bloqueadores ou inibidores de 5-α-redutase não foram fatores preditivos. O único fator preditivo foi a idade do receptor (p=0,046; B=0,057; Exp(B)=1,058(1,001-1,119)).
A taxa de filtração glomerular na consulta aos 6 meses do transplante é significativamente inferior no grupo de sofreu um episódio de retenção urinária aguda (p=0,001).

Discussão e Conclusões

Embora as principais razões de perda da função do enxerto renal sejam rejeição e infecções, patologias obstrutivas devem ser consideradas. Principalmente em idosos, a anamnese, a urofluxometria e o toque rectal desempenham papéis críticos na avaliação da hiperplasia benigna da próstata antes e após o transplante.

Palavras Chave

retenção urinária; TFG

Área

RIM - Complicações

Instituições

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - - Portugal

Autores

Ana Catarina de Marinho Marinho, Pedro Simões, Carlos Alberto Bastos, Antonio Roseiro, Belmiro Parada, Edgar Tavares da Silva, Edson Retroz, Francisco Rolo, Lorenzo Marconi, Pedro Moreira, Pedro Nunes, Vitor Dias, Arnaldo Figueiredo, Rui Alves