Dados do Trabalho


Título

RE-INTERVENÇÃO CIRÚRGICA POR COMPLICAÇÃO UROLÓGICA NOS PRIMEIROS SEIS MESES APÓS O TRANSPLANTE RENAL: EXPERIÊNCIA DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA

Introdução

As complicações urológicas do transplante renal condicionam uma significativa morbilidade.
Pretendeu-se determinar fatores preditivos de re-intervenção cirúrgica por complicações urológicas, fístula ou estenose do ureter do enxerto, (ReCCU) nos primeiros seis meses após o transplante.

Material e Método

Este estudo retrospetivo incluiu 764 transplantes realizados entre Junho de 2011 e Junho de 2017. Aplicou-se uma regressão logística para avaliar a relação entre variáveis independentes e a ocorrência de ReCCU.

Resultados

O sexo do receptor foi um fator preditivo, sendo que ser homem foi um fator protetor (B=-1,302; p=0,013; Exp(B)=0,272 (0,097-0,761)). A sua idade, o tempo sob diálise ou comorbilidades como obesidade, excesso de peso, diabetes mellitus, bem como a causa da doença renal crónica (nefropatia diabética, pielonefrites de repetição, malformação do trato urinário) não foram fatores preditivos.
O recurso a dadores marginais conferiu valor preditivo (B=1,856; p=0,04; Exp(B)=6,397 (1,086-37,697)). A idade do dador, o uso de dador cadáver e a sua causa de morte não foram fatores preditivos.
A colocação do enxerto na fossa ilíaca esquerda, o uso de enxertos de rim direito, o tempo cirúrgico ou a sua realização de madrugada, a pressão venosa central, a pressão arterial sistólica e diastólica na desclampagem e o tempo de isquémia fria não foram fatores preditivos. A realização de ureteroneocistostomia tipo Lich-Grégoir aumentou o risco de ReCCU (B=3,726; p=0,013; Exp(B)=41,528 (2,163-797,418)), e, por sua vez, a execução de ureteroneocistostomia tipo Taguchi ou por outra técnica não foi fator preditivo.

Discussão e Conclusões

Receptores homens possuíram menor risco de ReCCU. A utilização de dadores marginais e a realização de ureteroneocistostomia tipo Lich-Grégoir aumentou a ocorrência de ReCCU.

Palavras Chave

Estenose/fístula uretérica;

Área

RIM - Complicações

Instituições

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - - Portugal

Autores

Ana Catarina de Marinho Marinho, Pedro Simões, Carlos Alberto Bastos, António Roseiro, Belmiro Parada, Edgar Tavares da Silva, Edson Retroz, Francisco Rolo, Lorenzo Marconi, Pedro Moreira, Pedro Nunes, Vitor Dias, Arnaldo Figueiredo, Rui Alves