Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO BANCO DE OLHOS DO CEARÁ DURANTE O ANO DE 2018

Introdução

Tecidos oculares captados pelo Banco de Olhos do Ceará (BOC) são provenientes, em sua maioria, de vítimas jovens que dão entrada na Perícia Forense do Estado do Ceará para realização de necropsia devido à morte por causa violenta ou suspeita. Objetivou-se descrever a produção do BOC no ano de 2018 em termos de captação e distribuição de tecidos.

Material e Método

Estudo descritivo, retrospectivo, realizado a partir dos dados dos 1137 doadores de córneas do BOC durante o período de janeiro a dezembro de 2018. Foram analisados dados referente ao número de: globos enucleados e descartados, córneas captadas, distribuídas e suas respectivas classificações.

Resultados

Foram enucleados 2181 globos, sendo preservados 2023 tecidos corneanos, denotando eficácia de preservação de córneas de 92,7%. O descarte dos 158 globos deveram-se à má condição do tecido, identificada após avaliação em lâmpada de fenda. Das córneas captadas, 69% foram classificadas como ópticas (n=1391) e 15% como tectônicas (n=294). Os descartes de córneas representaram 30% dos tecidos preservados (n=630), sendo a desqualificação devida, principalmente, à alteração sorológica (16,9%; n=350) e córneas fora da validade (10%; n=207). A eficácia de fornecimento de córneas para transplante foi de 71%, sendo distribuído um total de 1438 tecidos corneanos para tal fim. Deste total, 55% tiveram como destino instituições fora do estado do Ceará (n= 787).

Discussão e Conclusões

As taxas de produção do BOC se assemelham aos índices apresentados por outros bancos de olhos do país. No entanto, cabe salientar o elevado percentual de distribuição de tecidos do BOC para instituições localizadas fora do Estado de origem do banco.

Palavras Chave

Banco de Olhos; Córneas; Perfil de doadores

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

Banco de OIhos do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

Beatriz Amorim Beltrão, Lisiane Paiva Alencar, Wellington Lucas Bezerra Correia, Ana Cristina Teles de Figueiredo, Annyelly Aires Leal Braga, Joao Paulo Farias Pessoa, Valdonísio da Silva Lima, Evelane Abreu de Sousa, Maria Luziane Araujo Amarante, Marcia Marita Alencar de Oliveira, Carlos Henrique Viana Brasil, Leidiane Barbosa de Freitas, Miriam do Nascimento Bandeira, Eliana Régia Barbosa de Almeida, Lilian Alves Amorim Beltrão , Marineuza Rocha Memória