Dados do Trabalho


Título

ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA A PACIENTES DE TRANSPLANTE HEPÁTICO: PANORAMA DOS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS E ENDODÔNTICOS REALIZADOS EM PROJETO DE EXTENSÃO DA UFMG

Introdução

O tratamento odontológico prévio ou posterior ao transplante hepático (TH) tem como principais objetivos prevenir infecções, eliminando potenciais focos infecciosos e manter uma adequada condição de saúde oral. Em contrapartida ao alto índice de sucesso da terapêutica transplantadora as infecções permanecem como uma das principais causas de insucesso e óbito após o transplante.

Material e Método

Prontuários odontológicos de pacientes pré/pós TH, acolhidos na Faculdade de Odontologia pelo “Projeto de Extensão de Assistência Odontológica a Pacientes de Transplante de Fígado da UFMG”, no período de março de 2012 a julho de 2017, foram avaliados no estudo. Objetivando realizar o levantamento dos procedimentos cirúrgicos e endodônticos conduzidos e investigar o índice de intercorrências registradas, em vista das frequentes alterações hematológicas observadas neste perfil de pacientes. A contagem de plaquetas e RNI (Razão Normalizada Internacional) antes da realização dos procedimentos invasivos foi incluída no estudo.

Resultados

Ao todo foram analisados prontuários odontológicos de 211 pacientes, 172 em fase pré TH e 39 em fase pós TH. Destes, 105 passaram por procedimentos cirúrgicos e 43 por endodônticos; o percentual de intercorrências registradas foi de 4,6%, todas referentes a sangramento excessivo durante a execução de procedimentos cirúrgicos.

Discussão e Conclusões

Os resultados da pesquisa apoiam a relevância da assistência odontológica para os candidatos ao transplante e pacientes transplantados, e fundamentam a realização do atendimento de forma segura e eficiente, como debatido na literatura científica. Não obstante, pesquisas futuras ainda se fazem necessárias para reforçar a rotina da prática dos cuidados odontológicos para esse grupo de indivíduos.

Palavras Chave

Transplante hepático; saúde oral; assistência odontológica.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Odontologia

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

JESSICA ALVES DE BORBA, MARIA ELISA SOUZA E SILVA