Dados do Trabalho


Título

Fatores de risco para candidemia em receptores de transplante renal.

Introdução

Candidemia em receptores de transplante renal (TR) é incomum, associada a alta mortalidade. Objetivo foi investigar prevalência e fatores de risco para candidemia e fatores de risco para a mortalidade em 30 dias em pacientes pós-TR em nosso centro.

Material e Método

Descrição retrospectiva da candidemia definida por pelo menos um hemocultura positiva em uma coorte de pacientes pós-TR de jan/09 a ago/18. Estudo caso-controle realizado para investigar fatores de risco para candidemia, incluindo características do doador e receptor e do procedimento do TR. Cada caso foi pareado com 10 controles (pacientes pós-TR sem candidemia). Análise de casos e controles utilizou regressão logística binária. Fatores de risco para mortalidade em 30 d foi investigado por regressão de Cox.

Resultados

Foram identificados 31 casos de candidemia; prevalência 0,8% e taxa de incidência 0,23/100.000 pac-ano. 44% eram do sexo masculino, mediana da idade de 57 a, tempo médio do transplante até a candidemia de 279 d. Principal local de infecção foi ICS relacionada ao cateter (71,7%). Distribuição das espécies foi: C. albicans (14), C. não-albicans (19). Candidemia persistente (> 3 dias hemocultura positiva) ocorreu em 22,6% casos e infecção complicada com endocardite ou tromboflebite em 25,8%. A taxa de mortalidade em 30 d foi 51,6%.
Fatores de risco para candidemia pós-TR foram aumento da idade do receptor (OR 1,03, p0,03) e retransplante (OR 5,08, p0,006). Fator de risco para mortalidade em 30 d foi o aumento do tempo entre início candidemia e início da terapia antifúngica (OR 1,002, p0,002).

Discussão e Conclusões

Candidemia pós-TR foi associada com alta mortalidade e altas taxas de complicações. Os fatores de risco para candidemia foram relacionados às características do receptor. Tratamento precoce foi relacionado ao menor risco de mortalidade.

Palavras Chave

TR

Área

INFECÇÃO - Outros - Rim

Instituições

HOSPITAL DAS CLINICAS - FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

MARISTELA PINHEIRO FREIRE, Flavio Jota de Paula, Flavia Rossi, Joao Nobrega de Almeida Jr, Elias David-Neto, Lígia Camera Pierrotti